Menina de 8 anos comemora fim da radioterapia vestida de princesa em SC

Ação busca humanizar tratamento contra o câncer em hospital de Criciúma

Vestida de princesa, junto de familiares e médicas, ela comemorou o fim do tratamento.Ao fim da última sessão de radioterapia, a pequena tocou o sino e recebeu um certificado de encerramento do tratamento (Foto: Hospital São José, Divulgação)

Apaixonada por princesas, a pequena Maria Antônia Leandro Cascaes, de 8 anos, se vestiu como uma para comemorar a conclusão do tratamento de radioterapia contra um sarcoma nessa quarta-feira (22). A menina finalizou 31 sessões no Hospital São José, em Criciúma, no Sul do Estado.

Ela já tinha feito radioterapia em 2022 e a doença retornou no ano seguinte, sendo necessário retornar ao tratamento. Durante o período, a família, que mora em Tubarão, recebeu apoio da Casa Guido, uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes com câncer.

— Ela ama as princesas, na outra vez, ela era apaixonada pela Ariel, ganhou até uma fantasia de presente da médica. Dessa vez é a Elsa, a Cinderela também. Para nós é uma alegria ver que esse processo tão doloroso da doença se torna mais leve por causa do amor que recebemos aqui. Só recebemos carinho do começo ao fim do tratamento e hoje encerramos com chave de ouro — explica Juliana Leandro Cascaes, mãe de Maria Antônia.

Ao fim da última sessão de radioterapia, a pequena tocou o sino e recebeu um certificado de encerramento do tratamento. Maria Antônia ganhou também de presente um livro especial. Agora, o tratamento segue com sessões de quimioterapia.

— Tentamos trazer a magia para dentro do serviço do hospital. A radioterapia, por exemplo, é um serviço frio, com máquinas, aceleradores, as crianças ficam sozinhas na sala, então procuramos trazer humanização para esse momento do tratamento — explica a enfermeira da radioterapia, Larissa Martins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 

[email protected]