Trabalhos de Criciúma são selecionados para a Mostra “Brasil, aqui tem SUS”

A Secretaria Municipal de Criciúma teve cinco trabalhos selecionados para apresentação na 7ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”. O evento é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) e será realizado durante o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Chapecó. As datas da mostra serão anunciadas em breve.

“Essa seleção reflete o esforço coletivo das nossas equipes de saúde em implementar soluções inovadoras e eficazes. Isso demonstra que, ao investir em gestão e práticas de saúde que realmente funcionam, conseguimos alcançar resultados que fazem a diferença na vida das pessoas”, pontua o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

A mostra reúne gestores e trabalhadores do SUS para proporcionar um espaço de intercâmbio de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde, municipais e distritais, que foram bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os trabalhos são a prova concreta de que a rede de saúde municipal trabalha de forma eficiente, em busca de melhoria contínua e resolubilidade nos atendimentos. Ao ter cinco trabalhos selecionados para apresentação em uma mostra de saúde estadual, o município se torna um modelo de gestão para outras cidades. Isso demonstra que as ações implementadas estão trazendo resolutividade e qualidade no atendimento prestado”, destaca o secretário de saúde de Criciúma, Deivid Freitas.

Os cinco projetos criciumenses selecionados para apresentação oral na mostra estadual são: A teleorientação como ferramenta para o cuidado no Programa Melhor em Casa em Criciúma-SC; A psicologia no município de Criciúma: desafios e estratégias da eMulti na Atenção Primária à Saúde; Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde para o cuidado ao paciente; Proteção e Afeto no Seio da Cidade: distribuição de kits protetores para os seios que amamentam e; A implantação de teleconsultorias especializadas, uma análise de resolubilidade da Atenção Primária.

O secretário de saúde ressalta ainda que o sucesso das ações se deve ao trabalho executado pelas equipes responsáveis. “É um reconhecimento do esforço e dedicação de todos os profissionais da saúde de Criciúma, que têm se empenhado em levar um atendimento de qualidade para nossa população”, finaliza.

Os trabalhos classificados para a mostra estadual terão a possibilidade de serem selecionados para a apresentação de Santa Catarina na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada pelo CONASEMS este ano, em Belo Horizonte.

Conheça os trabalhos selecionados para a 7ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”:

A teleorientação como ferramenta para o cuidado no Programa Melhor em Casa em Criciúma-SC

O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa que oferece cuidado domiciliar para pacientes de média e alta complexidade que precisam de atenção contínua. Contudo, a equipe de assistência identificou que uma parte das demandas poderia ser realizada por contato telefônico ou por uma plataforma digital. Através dessa percepção, a equipe aplicou a “Estratégia SUS Digital – Telessaúde”, que proporciona aos profissionais da saúde e usuários das Redes de Atenção à Saúde a oportunidade de desenvolver diversas modalidades de serviços assistenciais à distância, ao Programa Melhor em Casa.

Com essa implementação, os pacientes do programa (cerca de 60 por mês) são acompanhados diariamente por contato remoto e relatam que a agilidade nas respostas é um fator determinante para se sentirem seguros. “A tecnologia aproximou os pacientes do Melhor em Casa por meio da teleorientação, onde o cuidador pode tirar suas dúvidas sobre o paciente acamado por meio de aplicativo de mensagem, ou até mesmo agilizar o atendimento de acordo com a queixa apresentada”, explica a enfermeira e autora do trabalho, Larissa Alves.

A ferramenta é utilizada principalmente para o monitoramento de condições de saúde pelo profissional. Em um levantamento realizado pela equipe, idosos dizem preferir o contato telefônico, enquanto os cuidadores preferem a plataforma digital. Com a tecnologia aplicada, os gastos com deslocamento e profissionais reduziram significativamente. Além destes benefícios, a teleorientação proporciona maior independência dos usuários do serviço para terem uma melhor qualidade de vida dentro de suas comunidades locais, usufruindo de serviços proporcionados pela tecnologia.

A implantação de teleconsultorias especializadas, uma análise de resolubilidade da Atenção Primária

A relação entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Especializada, considerada um dos fatores condicionantes da resolutividade na Estratégia de Saúde da Família (ESF), é um desafio enfrentado pelos gestores. Isso porque a Atenção Primária é dependente do acesso à Atenção Especializada, e a baixa resolutividade da APS pode aumentar a demanda por serviços especializados.

Em busca de gerir a adoção de mecanismos capazes de promover a assertividade do encaminhamento e diminuir encaminhamentos desnecessários à Atenção Especializada, além de possibilitar o manejo do paciente na Atenção Primária, o município de Criciúma, em parceria com o Núcleo de Telessaúde UFSC, implantou as teleconsultorias assíncronas da Atenção Especializada para a Atenção Básica. Esse sistema foi empregado para facilitar a integração entre especialistas e profissionais generalistas, ao proporcionar diagnósticos e tratamentos rápidos e seguros para os pacientes. A resolubilidade geral da atenção básica passou de 84% para 87% e, especificamente nas especialidades em teleconsultoria compulsória assíncrona, de 94,38% para 97,65%.

A psicologia no município de Criciúma: desafios e estratégias da eMulti na Atenção Primária à Saúde

As equipes multiprofissionais na APS (eMulti) são formadas por profissionais da saúde de diversas áreas de conhecimento e categorias profissionais. Essas equipes trabalham de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Em 2023, o município de Criciúma enfrentou um aumento considerável na demanda por serviços de psicologia. Diante desse cenário, e impulsionado pelos impactos da pandemia de COVID-19, percebeu-se a necessidade de reestruturação nos fluxos de encaminhamento e nos protocolos de atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Por conta disso, em 2024, foi implementado um projeto para otimização do atendimento psicoterapêutico, em que a principal inovação consistiu na criação de grupos psicoterapêuticos, para oferecer um ambiente seguro para os pacientes expressarem suas dificuldades emocionais.

“Houve um aumento considerável da demanda pelo serviço de psicologia, impulsionado pelos impactos da pandemia e da necessidade do cuidado em saúde mental. A superação ocorreu através de um trabalho em grupo pensando nas singularidades de cada paciente, com a estruturação e efetivação de um protocolo abrangente e a expansão do serviço de psicologia”, pontua o psicólogo e autor do projeto, Leandro Maffei. A integração das eMulti e a capacitação dos profissionais de saúde contribuíram para uma triagem mais eficiente e para o aumento da capacidade de atendimento, que foi fortalecida com a contratação de novos psicólogos por meio de concurso público.

Os resultados foram positivos, com a redução significativa do tempo de espera e a melhoria na qualidade do atendimento. A experiência evidenciou que a reorganização do atendimento psicológico, alinhada aos princípios da Atenção Primária à Saúde, é essencial para garantir um cuidado integral e eficaz à saúde mental da população. “A experiência de Criciúma serve como exemplo de boas práticas na gestão da saúde pública e demonstra que, com estratégias adequadas, é possível enfrentar desafios e oferecer um atendimento de qualidade à população”, conclui Leandro.

Fortalecimento da assistência farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde para o cuidado ao paciente

O projeto foi elaborado para integrar a Assistência Farmacêutica (AF) na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e organizar os fluxos a fim de fortalecê-la para o cuidado ao paciente. Durante 2024, a Assistência Farmacêutica realizou ações em diversas frentes de trabalho. Iniciou com visitas técnicas às UBSs com dispensários de medicamentos e que não possuíam um farmacêutico na equipe, seguindo um roteiro com vários critérios para análise. Foram entregues manuais às equipes das unidades e os profissionais passaram por treinamentos sobre os componentes da AF, além da contagem de estoque, correção das inconsistências, instruções sobre os resíduos de saúde e demais dúvidas das equipes.

Também foram realizados matriciamentos nas UBSs sobre o uso racional de medicamentos. Simultaneamente, os farmacêuticos iniciaram o acompanhamento das evoluções dos atendimentos no prontuário dos pacientes. Inicialmente a ação foi realizada na farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Devido à incompatibilidade dos sistemas utilizados no estado e no município, os atendimentos do CEAF sofriam certa invisibilidade. Por conta desse fator, as equipes foram treinadas e modelos claros e curtos de evolução foram desenvolvidos.

Conduzido pela gerência de assistência farmacêutica, a intervenção aprimorou a qualidade do atendimento nas farmácias municipais e UBSs, consolidando a colaboração entre os farmacêuticos e outros profissionais da rede, além de garantir maior reconhecimento e visibilidade para a profissão. As mudanças no modo de trabalho transformaram a percepção da atuação do farmacêutico e destacaram a importância dos profissionais. Hoje, os serviços trabalham em conjunto para proporcionar um atendimento mais completo e reduzir os erros decorrentes da falta de informação dos pacientes e funcionários nos diferentes níveis de atenção à saúde. “A principal dificuldade foi alinhar as equipes quanto a nova forma de trabalho, porém, com planejamento, organização e engajamento, foi possível realizar as ações”, destaca a farmacêutica Heby Mariano.

Proteção e Afeto no Seio da Cidade: confecção e distribuição de kits protetores para os seios que amamentam

O objetivo do projeto foi o de confeccionar e distribuir protetores mamilares e rosquinhas de amamentação, produzidos por mulheres dos Clubes de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC). Esse trabalho surgiu com o propósito de promover, proteger e apoiar a amamentação em toda a Atenção Primária em Saúde, utilizando como matéria-prima rejeitos da indústria da confecção da cidade.

O projeto possibilitou a distribuição de 2,4 mil kits às gestantes e puérperas atendidas pelas unidades de saúde e também a outros serviços que solicitaram, como a Atenção Especializada e o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil. Além disso, possibilitou ampla promoção do aleitamento materno na Secretaria Municipal de Saúde que, até então, não ofertava material semelhante no momento da orientação às mulheres. “O projeto nos mostrou a potência do trabalho intersetorial na assistência em saúde, a beleza da sororidade entre as mulheres no cuidado entre si, e ainda a transformação de rejeitos da indústria em materiais que promovem o aleitamento materno, beneficiando toda sociedade”, afirma a nutricionista e autora do projeto, Ana Paula Aguiar Milanez.

A nutricionista ainda destaca que a participação no evento é motivo para se orgulhar. “Participar dessa mostra já é importante para quem é ligado ao SUS, e ter seu trabalho escolhido como experiência inspiradora para outros municípios catarinenses nos enche do orgulho. Ano passado, a experiência de Criciúma foi escolhida para representar Santa Catarina na Mostra nacional e esperamos que isso ocorra novamente”, afirma.

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