Colheita da pitaia inicia na região com expectativa alta

Içara
Edson Padoin
[email protected]

Produtores de Santa Catarina iniciaram a colheita de pitaia para a safra de 2025 com expectativas promissoras. A produção estimada pela Epagri/Cepa para este ano é de 6,5 mil toneladas, com um movimento financeiro de aproximadamente R$ 14 milhões. No ano passado, o estado colheu cerca de cinco mil toneladas, o que demonstra um crescimento no cultivo da fruta que vem conquistando espaço no mercado.

O extensionista rural e líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, Diego Adílio da Silva, comentou sobre o avanço dessa cultura no estado. “A produção tem crescido e quando todos os pomares atingirem a maturidade, espera-se que o estado produza entre 6 e 9 mil toneladas, com um valor bruto de produção que pode atingir até R$ 15 milhões. Ao todo, cerca de 340 famílias estão envolvidas no cultivo da pitaia, muitas das quais veem na cultura uma alternativa para a diversificação da propriedade e a substituição do cultivo do fumo.”

Extremo sul

Santa Catarina, em especial a região Sul, é a principal produtora da fruta no estado, com destaque para os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio. A área de cultivo abrange 300 hectares, com plantas de diferentes idades. A pitaia tem atraído a atenção de muitos agricultores pela sua rentabilidade e pelo baixo custo de insumos para seu manejo.

No município de Içara, a produção ainda não é significativa, mas a expectativa é crescente. O secretário de Agricultura do município, Jairo Silveira, destacou o potencial da região. “Foi criada recentemente aqui na cidade a rota da pitaia, onde existe um produtor que é um dos maiores da região Sul do estado. Através dele, estamos destacando a produção de pitaia em Içara. A expectativa é trazer novos produtores para cultivar essa fruta, que ainda é um pouco desconhecida, mas já está ganhando espaço nas mesas dos consumidores.”

Clima

O clima favorável do Sul catarinense tem sido um ponto positivo para o cultivo da pitaia. “O clima é bom aqui no Sul e vem dando uma boa produção. A umidade do ar não é tão intensa, o calor não é excessivo e o inverno não é tão rigoroso, o que tem favorecido a adaptação da planta”, completou Jairo Silveira.

“O tempo precisa colaborar”

O produtor de Içara, Tiago Dal Molin Mazzuchello, compartilhou a sua experiência com o cultivo da fruta. “A gente está com uma expectativa muito boa para a safra, bem grande mesmo. Se o tempo colaborar, temos uma expectativa de colher cerca de 60 toneladas de pitaia este ano, superando as 40 toneladas do ano passado.” O produtor, que cultiva pitaia em cinco hectares e possui cerca de 15 mil pés de fruta, está na sua oitava safra. Ele reforçou que o clima ideal para a produção é “sol com chuva”, destacando a importância das condições climáticas favoráveis para o bom desenvolvimento da fruta.

Apesar das boas perspectivas, Mazzuchello mencionou uma preocupação comum entre os produtores: a escassez de chuva. “Estamos enfrentando uma falta de chuva nos últimos dias, mas, no geral, as condições estão razoáveis”, afirmou. A colheita de pitaia deve se estender até maio, e os produtores seguem atentos ao clima para garantir uma boa safra.

Evento

Em Jacinto Machado, a colheita será aberta oficialmente hoje durante um evento no campo Demonstrativo Cooperja, às 10h30. A ação será aberta a todos os interessados sem necessidade de inscrição. O evento é uma realização da Epagri, Cooperja e Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária. Ele simboliza o crescimento e a importância da pitaia para a economia local e estadual, destacando a fruticultura como um pilar essencial no desenvolvimento da agricultura de Santa Catarina.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 06, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Colheita da pitaia inicia na região com expectativa alta apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.