Morro Grande: Museu da Terra e da Cultura recebe arqueólogos especialistas

Com grande satisfação autoridades de Morro Grande e membros do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul receberam na tarde de quarta-feira (05), o professor Dr. Luiz Miguel Oosterbeek e o professor Dr. André Luís R. Soares no Museu da Terra e da Cultura / Centro Cultural Pedro Dal Toé, em Morro Grande/SC. “Temos muita honra de receber a todos vocês para apresentar este espaço que tem todo o nosso orgulho. Agradeço sempre ao pessoal envolvido que não mede esforços para que o Centro Cultural tenha este reconhecimento”, declarou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

Os professores vieram realizar visitas ao Geossítio Portal do Palmiro (Timbé do Sul) e o Centro Cultural Pedro Dal Toé (Morro Grande). Dr. Luiz é grande referência na arqueologia mundial. Luiz é doutor em arqueologia, professor universitário, titular da Cátedra UNESCO IPT em Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território e presidente do programa UNESCO de Humanidades (BRIDGES). Já Dr. André é professor do programa de pós-graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC/UFSM) e coordenador da Cátedra UNESCO Fronteiras e Migrações (UFSM). “Estamos muito felizes com tudo que tem acontecido. Vemos muita cultura valorizada que engrandece as ações do Geoparque e povos originários. Sempre somos muito gratos por todos que se dedicam e pela presença de vocês. São sempre muito bem-vindos”, ressaltou o diretor executivo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

O curador-responsável do Centro Cultural Pedro Dal Toé, da Prefeitura Municipal de Morro Grande, o professor Me. Mikael Miziescki explicou a todos os presentes sobre o museu, importância e história. Dentre os dados, o espaço, arquivos, fósseis, mais de 40 exposições temporárias que já estiveram no local, oficinas direcionada a arte e turismo. “Tivemos mais de 4100 assinaturas no nosso livro de presença de 17 estados brasileiros e mais de 27 países. Isso mostra o poder do museu e pessoas que acreditam no potencial e aprendizado que o espaço pode promover”, relatou Mikael.

A artista morrograndense Gabrieli Salvalaio mostrou uma parte dos trabalhos produzidos sobre o tropeirismo através de desenhos e pinturas. Já a fotógrafa também morrograndense, Juliani Dondossola explicou sobre os retratos feitos das mais de 230 espécies de aves de Morro Grande.

Amostras geológicas e fósseis foram devidamente explanados aos professores e presentes pelo geólogo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Gustavo Simão. O arqueólogo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Dr. Juliano Bitencourt Campos fez questão de mostrar a importância que cada peça apresenta para a história, estudo e memorização dos antepassados, bem como a megafauna. Na última sala estava a exposição temporária de Jairo Valdati intitulada “Disjunções efêmeras” que estará no local até dia 04 de março de 2025.

O professor Dr. Luiz ficou encantado e trouxe um feedback positivo aos presentes. “Gostei muito do que vi hoje. São materiais ricos e muito bem apresentados. Parabéns a todos vocês”. Já o professor Dr. André disse que o material exposto está em ótimas mãos. “Vocês têm grande potencial que está sendo explorado, além de todo o cuidado que tiveram”, pontuou. Logo após um café foi servido aos presentes. “Gostaríamos de agradecer a presença de todos por conhecer nossos espaços. Nosso objetivo era reunir o que tínhamos de melhor para oferecer a vocês”, destacou Mikael. Nesta quinta-feira (06) os professores Dr. Luiz e Dr. André participarão do painel de Gestão da Paisagem e do Patrimônio, a partir das 14hs, na UNESC, em Criciúma.

O post Morro Grande: Museu da Terra e da Cultura recebe arqueólogos especialistas apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.