Secretaria de Saúde de Criciúma inicia Fevereiro Verde

Com o slogan “Mude seus hábitos, transforme sua vida”, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a mobilização e sensibilização à campanha “Fevereiro Verde”. A iniciativa integra o segundo mês do programa Saúde em Cores e tem por objetivo levar orientação sobre a Mudança do Estilo de Vida (MEV) à população. Essa abordagem compreende que a saúde está intrinsecamente relacionada aos hábitos de cada um. A abertura oficial da ação ocorrerá na próxima sexta-feira (14), no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris e, ao longo do mês, os prédios da prefeitura estarão iluminados com a cor verde em alusão à campanha.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma realizam ações de orientação sobre Mudança do Estilo de Vida, e o projeto Saúde nos Parques, com atividades no Parque das Nações, Parque dos Imigrantes e no Parque da Prefeitura. “As ações têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de adotar bons hábitos que impactam diretamente na saúde. Cultivar hábitos saudáveis é essencial para prolongar a vida e, principalmente, viver com qualidade. Ao adotar a Mudança do Estilo de Vida, as pessoas se previnem de uma série de doenças”, ressalta o secretário de saúde de Criciúma, Deivid Freitas.

Doenças crônicas não-transmissíveis como obesidade, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2, podem ser prevenidas apenas com mudanças dos hábitos.

Cuidar de quem cuida

No dia 13 de fevereiro será lançado o projeto Cuidando do Cuidador, direcionado aos funcionários da Secretaria de Saúde. A ação será realizada no Salão Ouro Negro. “É um incentivo para eles mudarem o estilo de vida. Vamos convidá-los a participar do grupo de tabagismo, para parar de fumar, do grupo de controle do peso, para combater o sedentarismo e a participarem das atividades físicas da saúde no parque”, destaca a gerente de Atenção Primária, Francielle Lazzarin de Freitas Gava,

Conheça mais sobre a Medicina do Estilo de Vida (MEV)

Apesar da evolução da tecnologia medicinal e da expansão da indústria farmacêutica, a importância de hábitos saudáveis se tornou evidente na prevenção, tratamento e até mesmo reversão de muitas doenças. Saúde física e mental, propósito de vida, relacionamentos interpessoais, entre outros, são os pilares mais importantes para uma vida saudável.

A Medicina do Estilo de Vida (também abreviada como MEV) foi criada em 2004 pelo Dr. John Kelly, da Universidade de Loma Linda, com a colaboração de um grupo de médicos, em busca de uma abordagem científica multidisciplinar para aprimorar o estilo de vida. Desde então, ela se tornou popular no mundo todo. A MEV é um método elaborado com base em seis eixos: alimentação, movimento, sono, conexões sociais, gerenciamento do estresse e redução de tóxicos.

A abordagem propõe um sistema de saúde inovador, fundamentado em estudos e evidências científicas, que aplica princípios médicos, comportamentais, motivacionais e ambientais para o tratamento de problemas de saúde vinculados aos hábitos de cada pessoa. O autocuidado e a capacidade de gerenciar a si mesmo são essenciais para o sucesso dessa abordagem.

Pilares da MEV

A Medicina do Estilo de Vida trabalha em seis pilares para promover a saúde do paciente. São eles:

Alimentação: Consumir alimentos e bebidas que possuem valores nutritivos é fundamental para manter o corpo saudável. O ideal é manter uma dieta variada e priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, e predominantemente de origem vegetal.

Movimento: A prática de exercícios físicos, adequada ao estilo de vida de cada pessoa, é vital para o aumento da qualidade de vida. Além de manter a boa forma, combater o sedentarismo ajuda a prevenir inúmeras doenças.

Gestão do Estresse: Meditar regularmente ajuda a diminuir os níveis de cortisol no organismo. Aprender a gerenciar o estresse através de práticas meditativas, como praticar yoga e desenvolver técnicas de respiração, é um dos caminhos em busca da paz interior e de uma melhor qualidade de vida.

Sono: Ter uma boa noite de sono é um dos pilares mais importantes para a saúde do cérebro, músculos e metabolismo. Práticas como manter um horário fixo para dormir e acordar, criar um ambiente relaxante para descanso, e evitar estimulantes e telas antes de deitar, auxiliam a ter um sono reparador.

Conexões Sociais: Evitar relacionamentos não saudáveis, cultivar relações de afinidade e estimular o convívio com pessoas amadas, desempenham um papel importante no bem-estar emocional e até mesmo físico.

Redução de Tóxicos: O consumo em excesso de tóxicos, principalmente de álcool e tabaco, acarreta em inúmeras doenças. O aconselhamento médico é de que se evite o tabaco, limite o álcool, e se abstenha de outras substâncias prejudiciais para manter a saúde a longo prazo.

O post Secretaria de Saúde de Criciúma inicia Fevereiro Verde apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.