Criciúma: Grupo de Gestantes oferece cuidado humanizado às grávidas

O parto é um momento intenso e especial para as gestantes, mas que também gera muitas expectativas. Com o objetivo de promover informação e atenção humanizada para as mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Permanente de Gestantes e Famílias de Criciúma e Região, realiza mensalmente encontros do projeto Nascer Bem. As aulas, que visam garantir cuidado integral às gestantes e aos bebês, ocorrem uma vez por mês, sempre na segunda-feira seguinte a da primeira semana (na segunda segunda-feira). O encontro de fevereiro aconteceu nesta segunda-feira (10),no Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

A iniciativa busca reunir doulas, voluntários para gestantes e acompanhantes de Criciúma e região. O grupo é aberto para as gestantes que realizam pré-natal no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), bem como na rede de Atenção Básica, Especializada e Particular de Criciúma e região. Desde 2023, o projeto Nascer Bem já realizou 16 encontros, reunindo, em média, 15 gestantes (junto de seus acompanhantes) por evento.

A gerente de Atenção Primária à Saúde, Francielle Gava, ressalta que o Grupo de Gestantes é uma forma de reforçar os cuidados realizados no pré-natal e levar informações de cuidado para as gestantes, além de reforçar o autocuidado e o acompanhamento com profissionais da saúde. “A gravidez gera muitas dúvidas e receios, tanto para as gestantes, como para os acompanhantes, por isso fazer parte de um grupo de apoio e instrução é importante para garantir um parto mais tranquilo. Os tópicos tratados ao longo do ano envolvem o pré-natal, autocuidados na gestação e trabalho de parto, puerpério e exterogestação, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido”, enfatiza.

Nos encontros presenciais a equipe multidisciplinar da saúde de Criciúma realiza diversas atividades, além disso profissionais voluntários para tirar dúvidas e compartilhar experiências via aplicativo de mensagem.

Grupo Permanente de Gestantes e Famílias de Criciúma e região

Os encontros mensais do Grupo Permanente de Gestantes e Famílias de Criciúma e região em 2025 são realizados sempre na segunda semana do mês, nas segundas-feiras, às 18h30, no Salão Ouro Negro. A participação é gratuita e cada aula tem um tema especial, que contempla as principais dúvidas das gestantes e abordam desde o período gestacional, vinculados ao acompanhamento pré-natal da gestante, até a amamentação.

“Neste segundo encontro trabalhamos quais os tipos de parto que existem e o que é possível alcançarmos nos hospitais públicos e privados, bem como um panorama da obstetrícia aqui da nossa região e vamos falar sobre violência obstétrica: como se proteger das violências obstétricas e como se preparar para o parto. Estudaremos as fases e sinais do trabalho de parto, qual o momento ideal para ir para o hospital, o que é normal sentir o que não é normal, o que acontece em cada fase, assim como conhecer quais posições facilitam o trabalho de parto e técnicas de respiração”, pontua a fisioterapeuta pélvica responsável pelo Grupo de Gestantes, Francielle Silvano Cardozo Lemos.

Confira a programação do primeiro semestre

10/02 – Preparação para o parto;

10/03 – Puerpério e cuidados com o recém-nascido;

14/04 – Aleitamento Materno;

12/05 – Enxoval sem desperdício, lista de maternidade e visita orientada ao HMISC;

09/06 – Encerramento/formatura: pintura gestacional, fotografias, perguntas e respostas

O primeiro encontro realizado este ano ocorreu no dia 13 de janeiro e abordou o tema “Pré-natal e autocuidado na gestação”, que destacou a importância do acompanhamento periódico e contínuo que a gestante deve realizar com o médico, para garantir uma gravidez segura tanto para a mãe, quanto para o bebê, prevenindo complicações durante a gestação.

O post Criciúma: Grupo de Gestantes oferece cuidado humanizado às grávidas apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.