Trânsito de Criciúma realiza fiscalização de vans escolares

O Governo de Criciúma, por meio da Superintendência de Trânsito, realizou mais uma fiscalização de vans escolares do município. A ação foi desenvolvida com o objetivo de detectar irregularidades e assegurar que todos os veículos estejam devidamente licenciados e equipados para o transporte seguro de crianças. Na última segunda-feira (10), seis viaturas e cerca de 20 agentes de trânsito foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade para realizar a abordagem, das 6h30 às 19h, com trabalho intensificado em horários de entrada e saída dos colégios: das 7h às 8h, das 11h30 às 13h e das 16h30 às 17h30. Na próxima segunda-feira (17), será realizada uma nova fiscalização.

O superintendente de trânsito de Criciúma, Sargento Edno Camelio, explica que a ação focou em orientar os motoristas para regularizarem a documentação. Segundo o sargento, diversas vans foram abordadas e cerca de 25 veículos passaram por vistoria. “Houve três vans que foram guinchadas, uma delas o motorista estava sem o curso de transporte escolar e não tinha as vistorias e outra que também não possuía a documentação. O terceiro e último caso nos assustou bastante. O motorista não tinha o curso e o veículo estava sem vistoria, a van era abaixo do ano permitido e tinha dois pneus carecas, além de ser ligado por um botão e não pela chave do veículo”, pontua. Segundo o sargento, além destas situações, outros quatro veículos foram notificados.

A Lei aplica penalidades mais rigorosas aos motoristas que realizam o transporte escolar sem estarem em conformidade com os regulamentos. Na abordagem dos veículos, os agentes de trânsito vistoriaram o sistema de segurança e a parte mecânica dos automóveis, principalmente os pneus, cintos e bancos. A fiscalização também conferiu se os motoristas estavam devidamente habilitados.

O sargento faz um apelo aos pais e responsáveis para que confiram se o motorista segue devidamente a regulamentação. “Ao contratarem uma van, verifiquem se o motorista é habilitado na categoria D, se o veículo é vistoriado e se há um monitor para cuidar das crianças. Hoje temos registrado no sistema 90 vans escolares, contudo, apenas dois terços desses veículos estão devidamente regularizados”, ressalta.

Exigências para os motoristas de vans escolares

Para realizar o transporte de estudantes em conformidade com a regulamentação, é necessário ter CNH habilitada na categoria D e possuir a documentação de vistoria realizada tanto pela Superintendência de Trânsito de Criciúma, quanto pelo Estado.

Outro requisito para poder efetuar o transporte é realizar o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, que tem o objetivo de formar um condutor preparado para lidar com situações adversas no trânsito.

Estacionamento rotativo em frente às escolas

A Gerestar, empresa resposável pelo serviço de estacionamento rotativo em acordo com a Superintendência de Trânsito, autoriza que os pais e responsáveis que buscam os filhos em frente aos colégios do Centro (e que possuem estacionamento rotativo), a utilizarem as vagas por até 20 minutos gratuitamente, desde que permaneçam com o pisca alerta ligado.

“Os pais estão liberados para permanecerem com seus veículos estacionados em frente ao Marista, São Bento, Michel e Lapagesse, desde que o automóvel esteja com o pisca alerta ligado e obedeça a tolerância de 20 minutos. Essa ação foi desenvolvida devido ao grande fluxo de veículos e congestionamentos em frente aos colégios centrais”, finaliza.

O post Trânsito de Criciúma realiza fiscalização de vans escolares apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.