Comissão de Criciúma organiza campanha para arrecadar alimentos

Com o espírito de união e solidariedade, a Administração Municipal, por meio da Comissão Executiva do Centenário de Emancipação Político-administrativa, idealizou uma campanha de arrecadação de alimentos. A ação foi definida durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Assistência Social, que contou com a participação de diversas entidades, teve como principal objetivo fortalecer o compromisso com o bem-estar e a solidariedade também durante as comemorações. A campanha tem como objetivo arrecadar 100 toneladas de alimentos, que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade.

“A comissão é composta por vários grupos de trabalhado, e o social também será parte das ações comemorativas. Com isso, o nosso principal objetivo continua sendo o fortalecimento do compromisso com o bem-estar social, além de reforçar os laços de apoio e cooperação entre todos nós”, evidencia o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, a ideia de arrecadar 100 toneladas de alimentos surgiu de forma espontânea durante as discussões com as instituições sociais. Para alcançar esse objetivo, diversos eventos e ações serão realizados ao longo da campanha, com o envolvimento de toda a comunidade. Além disso, as entidades participantes se disponibilizaram para organizar suas próprias campanhas, arrecadando não só alimentos, mas também fraldas e ração para animais, ampliando ainda mais o impacto solidário da iniciativa.

“Todos os eventos destinados ao centenário, nós vamos solicitar para as pessoas que levem um quilo de alimento para que a gente consiga atingir essa meta e fazer então a doação dessas 100 toneladas de alimentos para comemorar esses 100 anos da cidade”, explica.

Unidos pela causa

Intitulada “Campanha 100 Anos de Emancipação e 100 Toneladas de Alimentos”, a iniciativa  “É um desafio ousado”, segundo a presidente da FCC, “No entanto, com o apoio do grupo de trabalho e da sociedade, temos confiança que a meta será plenamente alcançada”, finaliza. 

Entre as entidades que fazem parte dessa mobilização estão a Cruz Vermelha, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Etnia Negra, Associação de Amigos do Autista (AMA), Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), o Bairro da Juventude, e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que se uniram para fortalecer essa importante ação solidária.

Conforme Vice-Presidente da Cruz Vermelha de Criciúma e Coordenador da Equipe Multi-institucional, Almir Fernandes, o grupo de trabalho planeja aproveitar eventos públicos importantes, como o Skate Total Urbe (STU), além de outras iniciativas, como shows promovidos pelo município com cotas de ingresso solidário, e visitas a equipamentos públicos, incluindo o mirante e o planetário, onde a entrada será garantida mediante a doação de 1 kg de alimento. Fernandes ainda pontua que está em pauta a organização de gincanas de arrecadação de alimentos nas escolas públicas e particulares, buscando engajar a comunidade e incentivar a solidariedade.

“A Cruz Vermelha poderá ficar à disposição para captação e distribuição, junto às outras instituições que formam o núcleo do 3° Setor (coordenado pela ACIC)”, afirma. Atualmente a Cruz Vermelha possui um cadastro de 105 instituições assistenciais da AMREC, AMESC, AMUREL e AMURES, sendo as doações realizadas em forma de rodízio, com critério de urgência e necessidade, que são identificados através dos CRASs e Serviço Social dos Municípios

Centenário de Emancipação político-administrativa

Em celebração aos 100 anos de emancipação político-administrativa, o Governo de Criciúma planejou uma série de ações ao longo do ano. Essas iniciativas estarão sob a coordenação de uma comissão executiva composta por 70 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de governo, que foram organizados em grupos de trabalho. O objetivo é garantir uma programação diversificada e significativa para marcar este importante marco histórico para a cidade.

Assim, para envolver a sociedade na programação do centenário, uma das propostas desenvolvidas pela FCC foi o lançamento de um concurso para criação da logo de identidade visual do Centenário de Emancipação. Além disso, para honrar a participação feminina na política em Criciúma, o nome da ex-vereadora Thati Ferro Teixeira (in memoriam) será eternizado em uma medalha de reconhecimento municipal, como forma de homenagem. Já a Federação Catarinense de Futebol (FCF) também prestou a sua homenagem, nomeando a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”.

O post Comissão de Criciúma organiza campanha para arrecadar alimentos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.