Antes de cair na folia do Carnaval, doe sangue e salve vidas

Criciúma
Edson Padoin
[email protected]

C om a chegada do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) faz um apelo para que a população doe sangue antes das festividades. O objetivo é garantir que os estoques de sangue estejam adequados para atender a demanda crescente durante o período de festas.

A coordenadora técnica do Hemocentro de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, alertou sobre a situação dos estoques. “Neste momento, estamos enfrentando uma variação grande nas tipagens A e O, tanto negativo quanto positivo. Esses tipos estão em falta, e por isso pedimos que as pessoas compareçam ao hemocentro para garantir que nossos estoques estejam seguros”, disse.

Camila explicou ainda que, historicamente, durante o Carnaval, há uma redução nas doações devido ao feriado prolongado. “As festas e viagens acabam reduzindo a presença das pessoas no hemocentro, mas, ao mesmo tempo, o número de acidentes e situações de emergência aumenta, resultando em uma maior demanda por transfusões”, comentou.

Importância

A coordenadora destacou a necessidade de conscientização sobre a importância da doação de sangue, especialmente neste período de festas. “A doação de sangue é uma demanda diária. Não há substituto para o sangue, e é apenas por meio dos doadores que conseguimos atender às necessidades dos hospitais. Pedimos que as pessoas doem antes de saírem para a festa, garantindo que os estoques estejam abastecidos”, enfatizou Camila.
Atualmente, o Hemosc trabalha com agendamento prévio das doações, facilitando a organização para quem deseja contribuir. “O cidadão pode acessar o site www.hemosc.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp ((48) 3444-7407) para agendar a doação no horário mais conveniente”, informou.

O site do Hemosc oferece também informações em tempo real sobre os níveis de estoque de sangue. A partir das 5h, a página é atualizada diariamente com os dados sobre a quantidade de bolsas de sangue de cada tipo sanguíneo.

“Estamos fazendo a diferença”

A engenheira mecânica e doadora assídua, Suelen Mondardo Vieira Spilere, aproveitou a semana que antecede o Carnaval para fazer a sua doação. “Já estou no terceiro ano de doações de sangue. Eu tenho um intervalo de quatro meses entre cada doação, mas normalmente sou lembrada pelo próprio Hemosc, seja por e-mail ou até pelo WhatsApp. Nesta semana recebi uma mensagem essa semana informando que o meu tipo sanguíneo estava em falta no estoque. Nesse momento, eu sempre me recordo da importância de vir doar.”, contou Suelen.

Ela enfatizou o impacto positivo que a doação de sangue pode ter na vida das pessoas. “Para aquelas pessoas que ainda nunca doaram, eu acredito que, se conseguimos salvar uma vida, já vale a pena. É uma sensação indescritível saber que estamos fazendo a diferença. Se a dúvida for por falta de coragem, meu conselho seria refletir sobre o impacto positivo que essa doação pode ter. Pode ser uma criança, um adulto, alguém em uma situação de emergência. Enfim, a doação pode salvar vidas. Quando eu faço a minha doação, sinto de verdade que estou ajudando a salvar uma vida ou até mais.”

Critérios

Para realizar a doação de sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos. O doador não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, deve ter dormido pelo menos seis horas e não pode estar em jejum. Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização e a presença dos pais ou responsável legal. Também é necessário pesar acima de 50 kg, considerando o peso das vestimentas, e estar em bom estado de saúde.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Antes de cair na folia do Carnaval, doe sangue e salve vidas apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.