Educação Infantil da Satc promove projeto de acolhimento e adaptação

Na primeira infância, o acolhimento no ambiente escolar é essencial, pois é o primeiro passo importante na jornada educacional das crianças. É onde os pequenos começam a explorar e aprender fora do espaço familiar. Na Educação Infantil do Colégio Satc, essa proposta de cuidado e atenção faz parte desde o primeiro dia de aula, onde os alunos estão participando de um projeto de acolhimento e adaptação escolar. Para 2025, as professoras do Infantil III, IV e V-1 e V-2 prepararam atividades envolvendo o livro ‘Me dá um abraço’, que aborda temas essenciais para a chegada dos alunos na escola.

A acolhida dos alunos e suas famílias na Educação Infantil é um processo fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças. “O livro “Me dá um Abraço?”, de Clara Gavilan, aborda de forma sensível temas como afeto, empatia e aceitação das diferenças, elementos essenciais para promover o acolhimento saudável das crianças ao ambiente escolar. O nosso projeto visa utilizar a obra como ferramenta para promover a socialização, o bem-estar emocional e a construção de vínculos afetivos entre as crianças e professoras.  Alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil”, conta a professora do Infantil V-2, Giovana Daleffe.

Para que o processo de adaptação seja vivido de forma mais leve, nada mais simbólico do que aprender por meio de um livro que é sinônimo de infância. “Os pequenos tiverem contato com a história sobre abraços que envolve os sentimentos, afetividade e vínculo. Então, durante a semana toda, as professoras trabalharam com essa temática do abraço, do carinho, do acolhimento, da amizade. Porque para muitas crianças foi troca de escola, primeira experiência escolar, troca de turma, então eles vêm para conquistar esse mundo todo novo, de novo”, pontua a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

Educação Infantil é sinônimo de acolhimento

Durantes os primeiros dias de aula, as turmas participaram de diferentes atividades e ainda seguem nessa construção a partir de vivência ligadas ao abraço. Seja por meio de desenhos, dinâmicas e brincadeiras. “O objetivo foi construir vivências acolhedoras capazes de transformar à experiência da escola como um lugar de desejo da criança que busca sentir-se acolhida, feliz, respeitada, cuidada e encorajada”, ressalta Giovana.

Para as famílias, foi preparado um bate-papo com a psicóloga Michelle sobre como lidar com as emoções dos filhos. “Tivemos uma conversa bem bacana, contando um pouquinho como é que está essa experiência para os pais com a adaptação. A escola está oferecendo esse serviço de qualidade, formando os pais também, porque se eles estando seguros, a criança vai passar por esse momento com mais tranquilidade”, destaca Luciana.

O post Educação Infantil da Satc promove projeto de acolhimento e adaptação apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.