Cor da água tira o sossego de moradores de Cocal do Sul

Cocal do Sul
Alexandra Cavaler
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Chegar do trabalho cansada, com os afazeres do lar por finalizar, dar banho e comida para as crianças e fazer o jantar para o marido, essa é uma parte da rotina da maioria das mulheres. Mas o que Suziele Zeferino Caetano, moradora do bairro Alphaville, em Cocal do Sul, não esperava, era abrir a torneira para iniciar o jantar e encontrar a água insalubre, na cor de lama e sem condições de uso. A situação enfrentada por ela e outros moradores do mesmo bairro ainda atingiu outras três localidades: Cristo Rei, Vila Nova e Horizonte.

Maior susto

Ela conta que precisou sair de casa, após as 22h, para comprar comida e que tentou contato com os gestores da prefeitura, mas não obteve retorno. “Cheguei em casa, sentei um pouco para dar uma aliviada nos pés e, em seguida, fui preparar o jantar, mas para minha surpresa, a água estava com cor de barro. Verifiquei o chuveiro, a mesma situação, ou seja, ficamos sem banho e sem fazer o jantar. Tive que sair de casa para comprar comida, pois tenho dois filhos”, explicou Suziele.

Suzi ainda revelou que o momento de maior preocupação ocorreu com o filho caçula. “Meu filho quando chora acaba quase perdendo o ar, e somente com água no rostinho dele a gente consegue fazê-lo voltar. E nesta noite de terror, para completar, aconteceu isso, e nós sem água potável para socorrê-lo. Nossa única opção foi pegar uma garrafa que tinha na geladeira e usar a água gelada mesmo. Fico pensando nas mães que precisaram fazer mamadeira, mas com aquela água, impossível; pessoas que não tiveram como sair de casa para comprar comida. Foi uma noite bastante tensa”, argumentou a empresária.

Busca por solução imediata

Na manhã de ontem, dia 11, Suzi foi até o Samae em busca de respostas. Ela relatou que foi muito bem atendida e que a solução veio. “Busquei explicações no Samae, até porque precisei pagar alguém para limpar a caixa d’água na minha casa, na verdade duas caixas, e não poderia ficar com o ônus de R$ 300,00. Me atenderam muito bem e me pediram para levar a nota do serviço realizado para ser ressarcida. O que espero é que isso não aconteça novamente, sabemos que rompimento de adutoras podem ocorrer, mas passamos uma noite horrível e ainda, pela manhã, saímos todos sem café, e tive que levar as crianças para fazer lanche num estabelecimento da cidade. Foi tenso”!

Samae justifica o o problema causado por terceiros

Natanael Candioto, diretor do Samae, explicou que a água turva chegou às casas devido ao rompimento de três adutoras, na tarde de segunda-feira. “As adutoras foram rompidas na realização de alguns serviços de manutenção de vias, terraplanagem e obras. A máquina acertou as tubulações, causando o rompimento. As três no mesmo dia! Foi uma correria porque é um vazamento em tubulações de grande diâmetro; dá para consertar, mas é um serviço demorado e para o qual há a necessidade de interromper a passagem da água para fazer o reparo. Depois disso se dá vazão à água para encher as caixas e chegar às casas, mas nesse processo acaba levando um pouco de água turva que fica na tubulação”.

“Tudo normal”

Ele ressalta que o trabalho já foi concluído e que a situação está normalizada. “Está tudo normalizado, inclusive, estive em reunião com o pessoal da parte técnica e do tratamento de água. Além disso, emitimos um comunicado informando que ninguém terá prejuízo, pois quem precisou ou ainda precisa limpar a caixa d’água, ou estava lavando roupas e as mesmas ficaram sujas devido à coloração da água, basta se dirigir até o Samae, assinar o requerimento, e nós vamos encaminhar uma empresa especializada para a lavação da caixa d’água ou da roupa, o que for necessário. Ninguém vai ficar no prejuízo, pois o Samae se responsabiliza quanto a isso. Até porque o que aconteceu é impossível de prever. Não temos como saber quando vai arrebentar um cano, estourar uma adutora, mas quando isso acontece é botar a mão na massa, consertar e resolver, e foi o que fizemos. Mas como já mencionei, sempre vai um pouquinho de água turva e é disso que o pessoal estava reclamando”, disse, acrescentando: “Infelizmente, empresa de água, todas passam por isso, e esse calor excessivo também contribui com situações de vazamento; cano e adutora arrebentados, mas graças a Deus tudo já está normalizado e as pessoas já estão nos procurando para assinar o requerimento dos serviços que precisam realizar nas suas casas”, concluiu Candioto.

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