Projeto da Satc ‘Lâmpada de Lava’ trabalha com conceitos científicos

Os alunos do 9º ano do Colégio Satc tiveram a oportunidade de vivenciar a teoria na prática por meio de um Projeto Educativo, a criação de lâmpadas de lava. Utilizando materiais simples, como água, óleo e comprimidos efervescentes, o experimento abordou conceitos importantes da Ciência, onde os estudantes puderam analisar reações químicas e físicas, densidade e imiscibilidade.

A atividade foi pensada para proporcionar um aprendizado interativo, onde os estudantes puderam observar de perto as reações químicas e entender os fenômenos físicos por trás da formação de bolhas coloridas que lembram o efeito de uma lâmpada de lava.

Para a professora de Ciências do Colégio Satc, Patrícia Colombo, o projeto foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. “A proposta envolveu experimentação prática, o que é uma forma eficaz de consolidar os conceitos científicos discutidos em aula. Ao observar o comportamento dos líquidos imiscíveis, como água e óleo, e as reações com os comprimidos efervescentes, os alunos puderam perceber como diferentes substâncias interagem e se transformam. Além de visualizar as mudanças de estado físico”, explicou a professora.

O funcionamento da lâmpada de lava

O processo começa quando água e óleo são misturados, mas não se fundem devido às suas diferentes propriedades físicas. A água, mais densa, fica no fundo do recipiente, enquanto o óleo, menos denso, flutua na parte superior. “A magia desse experimento acontece quando os comprimidos efervescentes são adicionados à mistura. Ao entrar em contato com a água, os comprimidos liberam gás dióxido de carbono, formando bolhas que sobem para a camada de óleo. Esse movimento cria o efeito visual que é a característica principal da famosa lâmpada de lava”, contou Patrícia.

Conceitos científicos em ação

O projeto oferece aos alunos uma excelente oportunidade para explorar diversos conceitos fundamentais da Ciência. A professora reforça a importância do experimento para o aprendizado.

“Além de tornar o conteúdo mais visual e interessante, essa atividade despertou a curiosidade dos alunos e fez com que eles aplicassem o conhecimento teórico de maneira prática e lúdica. Isso não só facilita a compreensão, mas também contribui para o desenvolvimento do pensamento científico, essencial para futuras descobertas”, relatou.

O post Projeto da Satc ‘Lâmpada de Lava’ trabalha com conceitos científicos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.