Cobrança de 2.100 novas vagas do rotativo começa nesta segunda

Com o objetivo de otimizar a mobilidade urbana e ampliar a acessibilidade ao estacionamento, o Governo de Criciúma inicia nesta segunda-feira (17) a segunda etapa da implantação do sistema rotativo. A expansão aumenta para 2.100 o número de vagas distribuídas em 47 ruas e avenidas, contemplando regiões estratégicas como Centro, Pio Corrêa e Comerciário. Dessas vagas, 1.800 serão tarifadas, enquanto o restante será destinado gratuitamente a idosos, pessoas com deficiência e motocicletas.

Com a cidade crescendo exponencialmente e uma população superior a 230 mil habitantes para uma frota de 162 mil veículos, o estacionamento rotativo se torna uma ferramenta essencial para garantir a rotatividade de veículos estacionados. O sistema evita que motoristas utilizem a mesma vaga por períodos prolongados, facilitando o acesso a comércios, clínicas, escolas e demais serviços, beneficiando a mobilidade e a economia local.

O prefeito Vagner Espíndola destaca que a ampliação do estacionamento rotativo é uma medida essencial para organizar o trânsito e fortalecer o comércio. “Garantimos maior rotatividade das vagas, beneficiando motoristas, comerciantes e a população. A medida também contribui para a fluidez do trânsito, reduzindo congestionamentos”, afirmou.

Ele ressaltou que a iniciativa acompanha o crescimento da cidade e a necessidade de um planejamento urbano eficiente. “Evitar que veículos permaneçam estacionados por longos períodos é essencial para garantir que mais motoristas tenham acesso às vagas. Essa é uma ação que promove a democratização da vaga e favorece todos os cidadãos”, enfatizou.

Como funciona?

O sistema opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, com tarifa de R$ 2,50 por hora e possibilidade de pagamento proporcional. O valor pode ser quitado por aplicativo, parquímetro ou pontos credenciados.

O diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Frank Bez Fontana da Silva, explica que o motorista tem liberdade para escolher o tempo que deseja utilizar a vaga. “O pagamento é feito em intervalos de 15 minutos, ou seja, é possível pagar por 15, 30, 45 minutos, 1 hora e assim por diante. Se precisar de mais tempo, basta adicionar os minutos extras, sem necessidade de comprar uma nova hora inteira”, explicou.

Segundo ele, os valores arrecadados com o estacionamento rotativo são destinados a melhorias na sinalização viária e ao subsídio do transporte público. “Isso garante um retorno direto para a mobilidade da cidade, tornando o trânsito mais eficiente e organizado”, frisou.

Zona Azul e Zona Verde

O estacionamento rotativo é dividido em duas categorias: Zona Azul e Zona Verde, às quais a principal diferença é o tempo máximo de permanência por vaga. “A Azul permite que o motorista permaneça na mesma vaga por no máximo duas horas. Já a Zona Verde autoriza a permanência por até cinco horas. A diferença é só essa”, explicou Frank Bez Fontana da Silva.

Em frente às escolas

Para facilitar a rotina dos pais e responsáveis, veículos estacionados em frente às escolas têm direito a 15 minutos de parada sem cobrança em ruas específicas. O benefício foi acordado com as escolas do centro da cidade, considerando a necessidade dos alunos e das famílias.

Frank diz que os responsáveis devem conversar com a direção da escola para saber quais ruas estão incluídas no benefício e os horários. “Se um veículo ultrapassar os 15 minutos gratuitos sem ativar o estacionamento, estará sujeito à cobrança. Além disso, o mesmo tem até 5 minutos para realizar o pagamento ao estacionar”, alertou.

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