Aos 117 anos, morre a mulher mais velha do mundo: Maria Morera

Nesta segunda-feira, dia 19, a pessoa registrada como a mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records, faleceu. Maria Branyas Morera, morreu em um lar de idosos na Espanha enquanto dormia, aos 117 anos, conforme anunciou sua família nas redes sociais nesta terça-feira, dia 20.

O Livro dos Recordes também emitiu um comunicado confirmando sua morte aos 117 anos e 168 dias, tornando-a a oitava pessoa a atingir a idade mais velha verificada na história. Segundo o livro, ela havia sido eleita a pessoa viva mais velha do mundo em janeiro de 2023, após a morte da freira francesa André, aos 118 anos.

Em uma declaração ao Guinness World Records, Morera atribuiu sua longevidade a uma vida de “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, ausência de preocupações e arrependimentos, muita positividade e afastamento de pessoas tóxicas”. Ela também mencionou que a sorte e a boa genética contribuíram para sua longa vida.

Morera nasceu um ano após seus pais emigrarem da Espanha para os Estados Unidos. Oito anos depois, a família mudou-se para Barcelona durante a Primeira Guerra Mundial. Ela viveu a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. Morera também é considerada uma das pessoas mais velhas a se recuperar da Covid-19, após testar positivo para o vírus em maio de 2020.

“Maria deixa dois filhos, 11 netos e muitos outros bisnetos. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento”, diz trecho da publicação do Guinness World Records.

Segundo o Gerontological Research Group, a pessoa viva mais velha atualmente é Tomiko Itooka, uma japonesa de 116 anos. O recorde de longevidade já registrado pertence a Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias, conforme registrado pelo Guinness World Records.

Foto: Divulgação/X

O post Aos 117 anos, morre a mulher mais velha do mundo: Maria Morera apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.