Criciúma intensifica ações para o Mês de Conscientização do Autismo

No mês de conscientização do autismo, o governo de Criciúma fortalece as políticas públicas para ampliar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito Vagner Espíndola tem incentivado as equipes de governo a desenvolverem ações multidisciplinares voltadas para a causa.

“Aqui em Criciúma, trabalhamos para construir uma cidade mais acessível, com políticas públicas que garantam oportunidades para todos. Da educação ao atendimento especializado, queremos que cada pessoa autista tenha o suporte necessário para se desenvolver e viver com dignidade”, destacou o prefeito.

Uma das ações de destaque ocorreu na última terça-feira (1º), quando a Secretaria de Educação realizou a entrega da Sacola da Educação Inclusiva. O kit contém 30 livros de literatura e um Caderno de Orientações do processo de inclusão por monitor escolar.
O livro de literatura, intitulado Sou diferente e daí? Tem lugar aí pra mim?, da escritora Aline Campos, busca promover o respeito e a empatia pelas pessoas autistas, alinhando-se ao tema nacional da campanha de conscientização do TEA em 2025: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

O material foi distribuído em todas as 62 unidades de ensino da rede municipal. A secretária de Educação, Geovana Zanette, destacou a importância de ações inclusivas para transformar a realidade das pessoas com TEA. “A distribuição deste material visa contribuir para a formação de crianças e estudantes que respeitem as pessoas com deficiência, que acreditem em seu potencial e as vejam não como ‘‘limitadas’’, mas como parte da diversidade humana. Precisamos de uma educação que ensine, desde cedo, a valorizar todas as formas de existir”, ressaltou a secretária Geovana Zanette

Projeto “Mãos que Acolhem”

Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da recém-criada Coordenação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o projeto Mãos que Acolhem tem como objetivo proporcionar momentos de autocuidado aos pais atípicos, que muitas vezes não recebem a devida atenção devido à intensa rotina de dedicação aos filhos e familiares, o que frequentemente leva ao esgotamento físico e emocional.

A coordenadora da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Fernanda Casagrande Velho Matiolli, informou que as atividades ocorrerão no espaço Integra Mente nos dias 4, 11 e 25 de abril, com atendimentos nos períodos da manhã e da tarde.

“Os pais atípicos receberão orientações e poderão participar de sessões de relaxamento, meditação e reiki, além de cuidados de massoterapia, auriculoterapia e dicas de autocuidado”, destacou Fernanda.

O secretário de Saúde, Deivid Freitas, ressaltou que esta é uma ação inicial, que deverá ser ampliada para encontros mensais de cuidado integral à saúde dessas famílias.

“As ações conjuntas das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, as novas estruturas de apoio e acolhimento, como o espaço Integra Mente e as futuras instalações do Centro de Atendimento ao Autista, reforçam o compromisso do governo municipal com um atendimento humanizado, voltado à inclusão, conscientização e qualidade de vida das pessoas com TEA, seus familiares e a comunidade em geral”, afirmou o secretário.

Vanessa Vicente Ferreira, mãe de Luiz Felipe, de 4 anos, foi uma das primeiras a se inscrever no projeto.

“Achei a iniciativa genial e necessária. Nós cuidamos dos nossos filhos com carinho, dedicação e muito amor, mas, aos poucos, o cansaço psicológico se torna físico e não podemos parar. Esta ação é fundamental para a saúde mental dos pais que enfrentam essa batalha, dia após dia, sem nunca desistir. Agradeço muito pela oportunidade de participar do projeto”, declarou a analista de licitação.

Confira a Programação do Projeto “Mãos que Acolhem”

Datas: 4, 11 e 25 de abril
Horário de Atendimento: 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
Atividades:

  • Grupo de Relaxamento
  • Grupo de Meditação e Reiki
  • Dicas de Beleza
  • Massoterapia
  • Auriculoterapia

Local: Integra Mente, Rua Giácomo Sônego Neto, s/n – Pinheirinho
Inscrições: APAE, CER e AMA ou pelo e-mail fisioterapia@criciuma.sc.gov.br

O post Criciúma intensifica ações para o Mês de Conscientização do Autismo apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.