ABAA promove debate sobre autismo e destaca realidade vivida pelas famílias

Com o objetivo de orientar e desmistificar boatos sobre o autismo, a ABAA (Associação Beneficente de Apoio ao Autista) promoveu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, realizada na última quinta-feira (3), fez parte da quarta edição da Semana Içarense de Conscientização do Autismo, promovida pela associação, em parceria com a Prefeitura de Içara, e ocorreu no Auditório Osvaldo Duarte, do Paço Municipal da cidade.

Com cerca de 40 espectadores no local, os psicólogos André Américo, Ana Paula Vieira e Franciele Santiago, profissionais da entidade e especialistas em análise do comportamento, contaram histórias de suas experiências na área. “A gente vê a criança, vê o autismo, vê as comorbidades, mas a realidade que a família vive nos bastidores, poucos conhecem”, destacou Ana, que além de psicóloga é mãe atípica.

Além disso, durante a conversa, os palestrantes rebateram afirmações do senso comum sobre o TEA. Entre os mitos, os especialistas destacam que o transtorno causa prejuízos reais, inclusive para os portadores do nível 1, que apesar de não demonstrarem dor, sentem-na intensamente e silenciosamente, além de escutarem de muitos que “não parecem autistas”.

A Semana de Conscientização sobre o Autismo é promovida pela entidade desde 2022, com apoio da prefeitura de Içara, que também presta auxílio para que a associação se mantenha em funcionamento. “A prefeitura é a nossa única fonte de recurso, que paga os nossos profissionais, então é de extrema importância esse apoio. A gente já tem essa parceria desde 2022, a cada ano ela se renova, com mais força e com mais propósito de continuar a nossa caminhada”, frisa a vice-presidente da ABAA, Sandremara Costa.

A palestra serve como um apelo para a comunidade quanto à causa, que ainda é um tanto quanto desconhecida por parte da população. “Isso hoje ainda não está no nível ideal, mas a gente já avançou bastante no conhecimento e isso tende a crescer mais, porque a gente também vai ter mais crianças autistas”, aponta a presidente da entidade, Elisângela Pires. “A gente precisa difundir cada vez mais a causa, que as pessoas conheçam o que é o autismo e aprendam a acolher as famílias que têm autistas, o próprio autista. Porque realmente é muito desafiador ter uma criança com autismo em casa”, completa.

Para os palestrantes, eventos deste gênero possuem uma importância muito grande para o assunto. “Acreditamos que essa é uma grande oportunidade para a gente falar um pouco mais das realidades das famílias. Um pouco mais das vivências que elas trazem, desmistificando algumas dúvidas”, diz Américo.

A pauta da saúde mental, principalmente das famílias, também veio à tona. “Importante para a gente entender o ponto de vista das famílias, entender como elas se comportam e como é importante a saúde mental de cada um deles. O acolhimento, se colocar no lugar deles para a gente poder entender que não é fácil e que eles precisam de cada vez mais de acolhimento”, finaliza Franciele.

Sobre a ABAA

Fundada em 2018 e aberta em 2021, a Associação Beneficente de Apoio aos Autistas (ABAA) atende, atualmente, 120 jovens e crianças de Içara e Balneário Rincão, portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A instituição possui parcerias com os governos de Içara e Rincão, que auxiliam no pagamento dos profissionais, todos especializados em análise do comportamento.

A ABAA presta serviços de neuropediatria, psicologia, neuropsicopedagogia, psicopedagogia, fisioterapia e psicomotricidade para os atendidos, além de orientações e acolhimento para pais e familiares.

(Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto).

O post ABAA promove debate sobre autismo e destaca realidade vivida pelas famílias apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.