Centro de Atenção Psicossocial III de Criciúma é reaberto no Centro

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III de Criciúma foi reaberto em um novo local nesta segunda-feira (07). A unidade agora funciona em novo endereço, na rua XV de Novembro, nº 205, no Centro de Criciúma. Os atendimentos já estão disponíveis para adultos o a partir dos 18 anos, e funciona 24h, sem fechar nos fins de semana e feriados, ofertando  retaguarda clínica e até cinco leitos para acolhimento.  

 “O CAPS III faz parte de um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura da saúde em Criciúma e promover um atendimento mais humanizado. O novo local, estrategicamente posicionado, facilita o acesso de mais pessoas aos serviços de saúde mental, garantindo um atendimento de qualidade e mais próximo das necessidades da nossa comunidade”, destaca o prefeito  de Criciúma, Vagner Espíndola.

O novo espaço compreende um prédio de quatro andares, com uma área aproximadamente cinco vezes maior ao antigo prédio. A edificação está localizada em uma área central, próxima a pontos de ônibus e à Avenida Centenário, facilitando o acesso ao serviço. 
“A mudança para o novo endereço atende à necessidade de um espaço maior, melhor equipado e adequado para acolher a crescente demanda dos usuários em sofrimento psíquico. Agora, contamos com uma estrutura apropriada, que permite oferecer um atendimento ainda mais acolhedor e eficaz, com o suporte de uma equipe multiprofissional,” destaca o secretário de Saúde, Deivid Freitas.

Os pacientes podem permanecer em um leito de acolhimento por até 15 dias, para ser designado aos hospitais gerais, por meio de solicitação de internação. Já os casos de urgências psiquiátricas, são encaminhados para atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Rede de Atenção Psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços especializados que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Rede é composta por uma equipe multiprofissional, que atua sob a ótica interdisciplinar e atende pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes, que justifiquem sua permanência em um dispositivo de atenção diária.

De acordo com a gerente de saúde mental do município, Katiane Figueiredo, as ações realizadas promovem o resgate de cidadania e autonomia, estimulando os vínculos afetivos, a reinserção social e a reconstrução das referências familiares. Grupos terapêuticos e atendimento com psicólogos, médicos, psiquiatras, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e artesãs, fazem parte dos serviços ofertados.

Com caráter aberto e comunitário, a rede é responsável pelo acolhimento de pessoas com transtorno mental e sofrimento psíquico. Os profissionais do CAPS administram medicamentos, acompanham os serviços residenciais terapêuticos, realizam atendimentos de grupo como oficinas terapêuticas e psicoterapias, atendimento familiar, atendimento às situações de crise, matriciamento à Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE), além das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e testes rápidos.

Conheça os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Criciúma:

CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil)

Unidade de referência para atendimento a crianças e adolescentes menores de 18 anos em sofrimento psíquico grave e/ou que fazem uso de substâncias psicoativas, com suporte familiar inadequado e com severas alterações no seu comportamento que coloque em risco o seu desenvolvimento biológico, psicológico e social. Localizada na Rua Urussanga, nº 36, bairro Vera Cruz, a unidade atende todo o município das 07h às 18h, de segunda a sexta-feira.

CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)

O CAPS II AD é um serviço público municipal para o cuidado de pessoas em sofrimento decorrente do uso problemático de álcool e outras drogas, ou seja, que possuem transtornos mentais e comportamentais graves devido ao uso de substâncias psicoativas. 
O objetivo é promover a reabilitação e reinserção social da pessoa, com ações de redução de danos sociais e de saúde, além de inserir a família também em um plano de cuidado e trabalhar propostas de geração de renda e inclusão no mercado de trabalho. A unidade está localizada na Rua João Batista, S/N, no bairro Santa Luzia (antiga UBS do bairro), com atendimento das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial)

O foco do trabalho do CAPS II consiste na ressocialização do indivíduo, por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento das potencialidades de cada usuário. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, artesã, farmacêutico, nutricionista, motorista e médico psiquiatra. O CAPS II atende moradores dos distritos da Boa Vista, Santa Luzia e Rio Maina, das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira, na rua Madre Teresa, nº 446, bairro Michel.

O post Centro de Atenção Psicossocial III de Criciúma é reaberto no Centro apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.