Neste ano, ao celebrar o centenário de Criciúma, não se pode deixar de lado um dos marcos mais importantes da história da cidade: a Vila Operária. Criada para abrigar os trabalhadores das indústrias de carvão que prosperaram na região, a Vila Operária é um símbolo da luta da comunidade criciumense, hoje é um dos bairros mais tradicionais da cidade: Santa Bárbara.
Desde a fundação, a vila se destacou como um espaço onde a vida comunitária floresceu. As ruas foram preenchidas e as casas simples, mas acolhedoras, tornaram-se lares para muitas famílias que vieram em busca de melhores oportunidades. O local não apenas abrigou trabalhadores, mas também se tornou um espaço onde tradições se entrelaçaram e novas histórias começaram a ser escritas.
Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira, dia 11, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post Santa Bárbara: o berço operário que edificou a Criciúma centenária apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.