Tecnologia auxilia na qualidade de vida do paciente com Parkinson

Uma nova tecnologia vem sendo utilizada para dar mais qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com Parkinson e em outros distúrbios neurológicos. Trata-se da Estimulação Cerebral Profunda (DBS) na qual, por meio de um procedimento cirúrgico, se implanta eletrodos no cérebro.

De acordo com o Dr. Bruno Loz Da Rosa, neurocirurgião há cinco anos e especialista na área de distúrbios do movimento há três anos, a Estimulação Cerebral Profunda é uma técnica neurocirúrgica que envolve a implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro. Estes eletrodos emitem impulsos elétricos que regulam os sinais neurais anormais. “No Parkinson, os eletrodos geralmente são posicionados no núcleo subtalâmico ou no globo pálido interno, áreas envolvidas no controle do movimento. Os impulsos elétricos modulam a atividade neural desregulada que causam sintomas como tremor, rigidez e bradicinesia (movimentos lentos), sem destruir tecido cerebral”, explicou o especialista.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 14, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Tecnologia auxilia na qualidade de vida do paciente com Parkinson apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.