A Páscoa é uma importante data do cristianismo, que celebra a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrendo durante a Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa. Entre as tradições deste período está a abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, um dia dedicado ao jejum, onde os fiéis substituem a carne vermelha e o frango pelo consumo de peixe. Essa prática tem origem na Idade Média e se tornou uma norma dentro da Igreja Católica. Embora a abstenção total tenha diminuído ao longo do tempo, ainda é uma forma de respeito pelo sacrifício de Cristo e uma maneira de se afastar do pecado.
Neste contexto a reportagem conversou com Wagner Ortolan, empreendedor do ramo de pescados. Ele deu dicas especiais sobre o que se deve perceber na hora de escolher o pescado para a Sexta-Feira da Paixão. “O peixe fresco, por exemplo, tem que olhar se as escamas estão intactas, os olhos brilhantes, a coloração dele bem viva, as guelras avermelhadas. Apertar o peixe também é uma opção, pois se ele ficar amassado e não voltar ao normal é porque já é um peixinho mais velho. Se o pescado estiver congelado é preciso observar a questão de gelo ou a quantidade de água no produto, pois as pessoas compram, por exemplo, um quilo de camarão ou peixe, mas ao descongelar o produto pesa 700g, ou seja, o cliente acaba sendo lesado. Além disso, o descongelamento também faz com que o sabor seja alterado”, explicou.
Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 17, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post Olha o peixe: confira dicas para escolher e ter mais qualidade no produto apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.