Ecopontos distribuídos na Próspera auxiliam no descarte correto de resíduos

Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos, a Administração Municipal, por meio do Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, instalou três Ecopontos na região da Grande Próspera. Os pontos de coleta estão localizados na Praça da Chaminé, na EMEB Prof° Francisco Skrabski e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Argentina. A iniciativa faz parte da campanha “Criciúma Coleta Junto”, com o intuito de conscientizar e informar a população sobre a destinação correta de resíduos sólidos.

O descarte de materiais como móveis velhos, eletrônicos, podas de árvores e lixo doméstico em terrenos baldios, córregos e rios pode causar doenças e o entupimento das redes de drenagem, além da poluição do meio ambiente. Segundo a diretora de Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Fortunato, os pontos para o descarte de resíduos contribuem para a conscientização da população e fortalecem ações de educação ambiental promovidas pelo município.

“Os Ecopontos são uma forma acessível e prática para que o cidadão faça sua parte no cuidado com a cidade. Queremos incentivar cada vez mais atitudes responsáveis e sustentáveis. Basta procurar os contêineres nos pontos específicos para descartar os materiais de forma correta”, destacou a diretora.

No ponto de coleta, a população pode descartar, também, materiais recicláveis como papel, papelão, metal, isopor e vidro, além de móveis, pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos e computadores antigos. De acordo com o coordenador-geral de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Funsab), Walter Tiscoski, a iniciativa busca reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance da coleta seletiva e oferecer estruturas que facilitem o descarte correto. Com os Ecopontos, conseguimos evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios e ainda contribuímos com o reaproveitamento de materiais recicláveis”, explicou Tiscoski.

Canal de denúncia

Os moradores de Criciúma podem denunciar casos de descarte ilegal à Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) pelo número 156 ou pelo aplicativo REVER, disponível no site oficial da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/). O cidadão também pode realizar a denúncia de flagrante pelo telefone da DMACRI, 3445-8811, que deve deslocar uma equipe responsável para análise da ocorrência.

O post Ecopontos distribuídos na Próspera auxiliam no descarte correto de resíduos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.