Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o município de Urussanga realizou nesta quinta-feira, dia 24, a 2ª Conferência Municipal do Direito das Pessoas Idosas. Os representantes do poder público, sociedade civil, conselhos e a comunidade em geral marcaram presença de forma expressiva para acompanhar os debates na Casa do Colono.
A conferência trouxe um espaço de diálogo sobre os direitos previstos na terceira idade e a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas. “Precisamos valorizar e respeitar a população idosa que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso município e do país. É fundamental que a sociedade reconheça o nosso valor”, disse a presidente do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Ana Maria.
A prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, destacou o compromisso da administração municipal com a escuta e a participação popular. “Os participantes e organizadores desse evento estão de parabéns pela contribuição com os avanços nas políticas públicas municipais. O nosso plano de governo prevê ações especiais voltadas à terceira idade que foram sugeridas durante a nossa caminhada pelas comunidades”, declara.
O vice-prefeito, Renato Bez Fontana, lembrou que Urussanga está entre os municípios da região com mais idosos. “Onde há qualidade de vida, união, alegria e bom atendimento nos serviços de saúde, os idosos vivem mais. Devemos sempre buscar novos caminhos para melhorar a qualidade de vida na terceira idade”, comenta. A secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia, e a presidente de honra da Associação Urussanguense de Assistência Social (Auras) Gicelda Bez Fontana, também ressaltaram a importância da valorização dos idosos.
A assistente social e mestra em Saúde Coletiva, Tamara Belletini Munari, e o advogado e doutor em Desenvolvimento Socioeconômico, Ismael de Córdova, foram os palestrantes do evento, que incluiu rodas de conversa e grupos de trabalho. Foram eleitas as propostas e os delegados que seguirão para a Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa. A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso, com apoio da Prefeitura de Urussanga, por meio da Secretaria de Assistência Social e Auras.
O post Conferência Municipal discute o Direito das Pessoas Idosas em Urussanga apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.