Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo papa

Nesta quinta-feira, dia 8, por volta das 14h, o novo papa foi anunciado. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina e após algum tempo, o cardeal Robert Francis Prevost apareceu em frente à janela no local, sinalizando que será o novo pontífice no lugar de Francisco.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost, de 69 anos, é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980. Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, características que o destacam como um potencial representante das Américas como um todo.

Nomeado pelo papa Francisco, em 2023, para liderar o departamento do Vaticano responsável por nomear e supervisionar bispos ao redor do mundo, o cardeal Prevost passou a maior parte de sua trajetória fora dos Estados Unidos. Foi ordenado sacerdote em 1982, aos 27 anos, e obteve doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atuou no Peru como missionário, pároco, professor e bispo. Como superior dos agostinianos, visitou ordens em diversos países e domina o espanhol e o italiano.

A equipe de comunicação oficial da Igreja comentou antes do Conclave que procurava um papa que valorizasse “temas como as leis contra os abusos, questões econômicas, a renovação da Cúria Romana, a sinodalidade, o compromisso com a paz e o cuidado com a criação”.

O post Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo papa apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.