Copa Sul dos Campeões: Içara inicia a busca por título inédito

Tiago Monte

Braço do Norte

Com o primeiro objetivo da temporada já garantido – a vaga no Campeonato Catarinense Não Profissional – o Içara Futebol Clube entra em campo no sábado, dia 10, para o jogo de ida da final na Copa Sul dos Campeões. O confronto contra o 7 de Setembro acontece no estádio Lauro Koch, em Braço do Norte, no sábado, dia 10, a partir das 15h30. Por ter melhor campanha na competição, os içarenses fazem o segundo jogo em casa. O time da Capital do Mel busca um título inédito na história do clube.

O comandante içarense, Lalo, garante que o time está consciente do que precisa fazer no confronto de ida. “A gente fez um bom treino durante a semana. Estamos cientes da importância dos 90 minutos nesse primeiro jogo. Precisamos estar muito concentrados e sabedores daquilo que a gente precisa fazer, na casa do adversário”, ressalta o treinador.

A intenção do técnico é conquistar vantagem para a partida de volta, que acontecerá no Módulo Esportivo de Içara. “A gente conhece bem a equipe do 7 de setembro: um grande time e que vem, ao longo dos anos, despontando muito no futebol amador. Temos que tentar anular os pontos fortes deles: as qualidades individuais, para que a gente possa trazer, para o jogo de casa, diante do nosso torcedor, a oportunidade de finalizar com uma grande partida e, se possível, se sagrar campeão”, pontua.

Objetivo é corrigir – e não repetir – os erros

Diante do Rio Bonito, de Morrinhos do Sul (RS), nas semifinais, o Içara acabou vacilando, nos dois confrontos, e cedendo o empate ao adversário nos minutos finais dos jogos. Para o experiente centroavante Beto Cachoeira, artilheiro da Copa Sul do Campeões, com sete gols, o momento é de ajeitar os pontos fracos. “A gente está focado nisso: conversar, ajeitar e alinhar algumas coisas que a gente errou nesses dois jogos de semifinal, para que não aconteça, novamente, na final e a gente consiga, assim, consolidar uma campanha invicta, até agora, com o título. A gente espera que isso aconteça e possamos comemorar essa conquista inédita por Içara”, diz.

Beto sabe da qualidade do adversário que, segundo ele, possui um elenco experiente e que joga há muito tempo junto. “Serão dois grandes jogos contra a equipe do 7 de setembro. Uma equipe muito qualificada, uma equipe forte, que já joga há muito tempo junto, já tem um entrosamento, então a gente sabe que vão ser duas grandes partidas”, ressalta.

O centroavante, porém, ressalta as qualidades do elenco içarense. “A gente sabe que tem condições de buscar esse título, porque a nossa equipe é forte, só tem jogadores renomados e que são acostumados a ganharem jogos e títulos. Então, a gente está confiante e concentrado. Sabemos que é difícil, mas a gente sabe também que tem condições de ir lá em Braço do Norte, buscar o resultado e trazer para casa uma vantagem, para, quem sabe, a gente consolidar esse título tão importante para o Içara”, pontua.

Cachoeira destaca que o primeiro objetivo da campanha foi conquistado. “O projeto do Içara é novo, mas ambicioso. A gente tinha esse objetivo de buscar a vaga no Estadual e conseguimos. Agora, temos que pensar nessa final. Serão dois grandes jogos, duas grandes batalhas, mas a gente tem ciência de que pode e quer buscar esse título para o Içara”, reforça.

O alerta está ligado para todo o elenco

O zagueiro Shayder reforça o alerta do companheiro: o Içara precisa estar atento para não voltar a falhar como nas semifinais. “A equipe vem de dois empates na semifinal. Dois jogos que saímos na frente e acabamos cedendo o empate. Por qualidade e competência, a gente acabou passando nos pênaltis, mas que sirva de alerta! A equipe não pode, de maneira alguma, sair ganhando os jogos e ceder o empate da maneira que foi”, enfatiza.

Para o defensor, o clima de final influenciará positivamente no elenco içarense. “Agora é final. É outra atmosfera. A gente conhece bastante a equipe adversária, que tem muita qualidade e entrosamento de três ou quatro anos jogando junto. Isso pode dificultar um pouco pra gente”, diz.

O Içara não poderá contar com Andrei e Revson, que foram expulsos, no jogo de volta, contra o Rio Bonito. Shayder, porém, confia em todos os companheiros que estarão à disposição de Lalo. “A gente tem dois desfalques importantes, mas sabemos que o nosso elenco foi feito pra essas horas e tem bastantes opções. A expectativa é a melhor possível para fazer um grande jogo em Braço do Norte”, destaca.

Vagas garantidas no campeonato estadual

Na primeira fase da Copa Sul dos Campeões, os times foram divididos em quatro grupos. Os jogos aconteceram dentro das chaves e os dois primeiros colocados de cada grupo passaram para a próxima fase.Depois, foram  disputadas quartas de final e semifinal, sempre em dois jogos, com o mando de campo, na segunda partida, para a equipe de melhor campanha. Em caso de igualdade, nas fases eliminatórias, haverá a decisão por pênaltis. Não há prorrogação

Içara e 7 de Setembro representarão a região Sul do Estado no Campeonato Catarinense de Futebol Não Profissional, que será disputado no segundo semestre. Será a primeira vez que os içarenses jogarão a competição estadual. “Foi histórico. É a primeira vez que o Içara garante vaga no Estadual. Agora é focar nessa final e buscar esse título que também será inédito”, finaliza o técnico do Içara, Lalo.

Copa Sul dos Campeões

Finais

Jogo de Ida

Sábado – 10/05 – 15h30

7 de Setembro x Içara, estádio Lauro Koch, em Braço do Norte

Sábado – 17/05 – 15h30*

Içara x 7 de Setembro, estádio João Ramos Roussenq, no Módulo Esportivo, em Içara

*Data e horário a serem confirmados

O post Copa Sul dos Campeões: Içara inicia a busca por título inédito apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.