Parque Diamante: Artistas da região são selecionados para mentoria gratuita

Ao todo, 31 artistas de diferentes cidades da região, foram selecionados para participar do novo projeto desenvolvido no Parque Diamante +Energia: o Acelerador de Artistas. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira (13), no teatro do Parque.

Artistas, agentes culturais e profissionais de diferentes segmentos participaram do evento marcado pela palestra com o ator, diretor, advogado e produtor cultural Ricardo Vandré, de São Paulo, conhecido por sua atuação nos principais veículos televisivos do Brasil.

Vandré levou o público a refletir sobre seus próprios sonhos e propósitos e compartilhou experiências pessoais e profissionais. “Sou um ex-tímido e o teatro me trouxe todas as ferramentas essenciais para eu descobrir que também sou um apaixonado por gente. Precisamos descobrir o que nos motiva? Qual o nosso propósito de vida? E a partir disso, buscar avançar para esse alvo”, comentou o palestrante.

Após a palestra, a Coordenadora de Projetos Culturais Incentivados do Parque Diamante +Energia, Dafna Rodrigues, anunciou os nomes dos artistas que foram selecionados para participar do novo projeto.

Inicialmente foram disponibilizadas 20 vagas, porém, diante do grande número de inscrições, a direção do projeto decidiu ampliar as oportunidades e selecionou 31 artistas.

O presidente da Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do Parque, Valdeci Algayer, acompanhou o evento e enfatiza que essa é mais uma ação planejada pelos mantenedores para que o Parque seja um verdadeiro ‘berçário’ de artistas na região. “O Parque realiza eventos com apresentações de artistas locais e identificamos essa necessidade de preparar esses profissionais para o mercado de trabalho. Aqui eles terão essa oportunidade de fazer a autogestão e desenvolver suas carreiras. Estamos felizes em ver essa adesão do público e queremos deixar esse legado para a sociedade, para que o Parque se torne um berçário de artistas e um propulsor de tantos talentos que temos na nossa região”, reforçou o presidente da AJL.

A Associação gestora do Parque é composta por cinco entidades: Fundação Inoversasul, Univinte, Ases, Amurel e pela instituição privada mantenedora, a Diamante Geração de Energia.

Novas oportunidades

Vitória Lutemberg Locks participou do lançamento do projeto e foi uma das selecionadas. Aos 20 anos, ela sonha em seguir carreira no teatro e encontrou no Acelerador de Artistas, uma oportunidade para aprender e se profissionalizar. “A palestra do Ricardo Vandré foi excepcional. Me surpreendeu e me motivou ainda mais a seguir esse sonho. Hoje sou uma artista independente e quero me capacitar para novas oportunidades. Participar desse projeto é o começo de uma nova história na minha vida”, diz a artista de Tubarão.

Entre os selecionados estão artistas de diferentes segmentos como teatro, dança, música e contação de história. Alguns estão começando suas carreiras e outros já desenvolvem trabalhos na área e querem se aperfeiçoar ainda mais. É o caso da pedagoga, escritora e contadora de história Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, de Laguna. Ela atua na área de contação de história há mais de 20 anos. Disposta a obter novas experiências e conhecimento técnico, se inscreveu no projeto e conquistou uma vaga. “Estou admirada com essa iniciativa do Parque de proporcionar essa capacitação aos artistas. Vim com o coração aberto para aprender e estou feliz em ter essa troca com outros artistas da nossa região e me enxergar como um agente transformador com novas possibilidades”, destaca.

Mentorias

O Acelerador de Artistas contará com mentorias gratuitas pelos próximos cinco meses com os agentes culturais da região. O primeiro encontro inicia nesta quarta-feira (14) com os selecionados. O ator Ricardo Vandré ministrará as primeiras aulas nesta quarta.

A partir do próximo mês, serão realizados novos encontros com módulos temáticos e palestras com especialistas de diferentes áreas para que os participantes consigam uma ascensão em suas carreiras. Comunicação e oratória, marketing e identidade visual, cenários, figurinos, maquiagem, iluminação, som, estão entre os assuntos que serão discutidos.

Palco Aberto

Durante o evento também será lançado o projeto Palco Aberto. Seja na música, no teatro, na dança ou em qualquer outra forma de expressão artística, esta será a oportunidade de dar voz e visibilidade aos talentos da região com espaços abertos para apresentações. Ao final do projeto, os artistas poderão organizar suas apresentações para o público do Parque Diamante +Energia.

A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.

Acompanhe as novidades e ações do Parque pelo site parquediamanteenergia.com.br e pelas redes sociais (@parquediamanteenergia).

O post Parque Diamante: Artistas da região são selecionados para mentoria gratuita apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.