Memorial homenageia fundadores do Criciúma E.C. na Praça Nereu Ramos

Na manhã deste sábado (17) foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento da história. Em uma parceria entre o Governo Municipa e o Criciúma Esporte Clube, foi inaugurado o Memorial de Fundação do Clube, na Praça Nereu Ramos. A ação integra as comemorações dos 78 anos do Tigre e do centenário de emancipação político-administrativa do município.

Instalado no mesmo local onde, em 13 de maio de 1947, um grupo de jovens fundou o então Comerciário Esporte Clube, o monumento presta uma homenagem aos idealizadores da trajetória vitoriosa do futebol da cidade.

Durante a solenidade, o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a relevância da história do clube como parte da identidade do município.

“O Criciúma Esporte Clube é parte da identidade da nossa cidade e símbolo da força do povo criciumense. Este memorial, cravado nas raízes da figueira que testemunhou o nascimento do clube, é uma homenagem à coragem e visão daqueles que iniciaram essa história de glórias. São heróis do passado, do presente e do futuro”, afirmou o prefeito.

Com mais de três metros de altura, o memorial em mármore representa as três fases da trajetória do clube. A homenagem reúne os nomes dos fundadores gravados na pedra, além dos brasões históricos e o hino do Tigre na parte posterior da estrutura.

Para o presidente do Criciúma Esporte Clube, Valter Minotto, o momento foi de gratidão e reverência.

“Estamos honrados pela oportunidade de homenagear os fundadores e certos que as suas famílias sentiram orgulho do legado e das conquistas dos jovens que sentaram sob essa figueira há quase oitenta anos. Somos frutos de suas coragens e nunca serão esquecidos”, homenageou o presidente.”, declarou.

A cerimônia integrou o calendário oficial do centenário de emancipação político-administrativa. O memorial foi idealizado pelo Criciúma Esporte Clube, com apoio da administração municipal, como um símbolo de pertencimento, memória e identidade.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Zappelini, reforçou o compromisso da gestão em valorizar a história local.

“O aniversário de 100 anos da nossa cidade é um marco para todos nós. O prefeito Vagner Espindola nos inspira a celebrar com toda a comunidade. O clube e sua história mereciam esse reconhecimento formal e simbólico”, ressaltou.

Regis Jurê Borba, filho de um dos fundadores homenageados, recebeu uma réplica do memorial em nome da família e ficou emocionado com a homenagem.

“É um momento único. Cresci ouvindo sobre aquele 13 de maio de 1947, mas viver essa homenagem pública foi muito emocionante. A cidade reconheceu a coragem daqueles jovens”, disse, comovido.

Mais do que uma obra monumental, o memorial representa um elo entre gerações. A história de Criciúma também se conta pelos gramados, pelas conquistas e pelas mãos que, com amor e dedicação, fundaram um clube que se tornou símbolo nacional.

No dia 13 de maio de 1947, nesta praça, um grupo de abnegados desportistas fundava o Criciúma Esporte Clube, à época chamado de Comerciário Esporte Clube. O Criciúma Esporte Clube e a cidade de Criciúma homenageiam os fundadores: Antenor Longo, Carlos Augusto Borba ,Carlos Rovaris, Clemente Hertel, Eddie Barreiros Mello, Hercílio Guimarães, Homero Borba, Jacob Della Giustina, João Antunes, João Batista Brígido, José Carlos Medeiros, Jurê João Borba, Lédio Búrigo, Nelson João Garcia ,Rui Rovaris ,Salentino Ramos, Sinval Rosário Bohrer Menção honrosa: Salvio Aguiar

O post Memorial homenageia fundadores do Criciúma E.C. na Praça Nereu Ramos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.