O curso de Ciências Contábeis da Unesc, que há 50 anos forma profissionais que atuam nas mais diversas áreas da contabilidade, lançou oficialmente na manhã deste sábado (12/4), a 16ª edição do Projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e a Receita Federal. A cerimônia de abertura ocorreu na Praça Nereu Ramos, no coração da cidade.
O projeto visa oferecer orientação gratuita à população sobre a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), da Universidade. Neste ano a ação comunitária também integra o calendário de celebrações dos 100 anos de emancipação político-administrativa, organizado pela Prefeitura Municipal de Criciúma em parceria com toda a sociedade.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, falando em nome da reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a Extensão da Universidade está sempre presente em parcerias com o Município com foco em levar conhecimento e serviços à comunidade.
“Nós somos uma instituição comunitária, que tem como uma das grandes digitais a Extensão, eixo que se divide em vários tipos de ações, como o já tradicional Imposto de Renda na Praça. Estamos aqui, juntos, em prol das organizações do Terceiro Setor, neste grande movimento de informação e conscientização para que o imposto retido fique aqui na nossa Região”, comentou Sheila.
Para o prefeito Vaguinho Espindola, o projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça é a materialização da união de todos. “As nossas instituições são muito fortes. Nós temos hoje uma profissionalização do terceiro setor na nossa cidade, algo visto em poucos municípios. E isso tem fortalecido muito, inclusive, a economia local. Nós podemos e devemos fazer todo esse valor retido junto à Receita Federal, que fique uma boa parte desses recursos permaneçam aqui. Estejamos convergindo para um único bem, um único propósito: que é transformar a vida das pessoas pelas mãos das instituições que vão receber o recurso do Imposto de Renda”, comentou o prefeito no evento prestigiado na Praça Nereu Ramos.
Todo o staff do curso de Ciências Contábeis se fez presente nesta manhã para auxiliar os acadêmicos na orientação aos contribuintes do imposto.
Dados apurados
Segundo dados levantados pelo coordenador do projeto, Manoel Vilsonei Menegali, no período de 2021 a 2024, a região Sul teve em imposto retido, o montante de cerca de R$127 milhões, sendo que nesses quatro anos, foram retornados para a origem cerca de R$ 5 milhões, o que corresponde a 3,11% do total recolhido pela Receita Federal.
Durante toda a manhã, os acadêmicos atenderam as pessoas interessadas em saber mais em como proceder para destinar o seu imposto retido para as instituições sociais da cidade, atendendo, inclusive, até o prefeito para receber a informação mais detalhada de como proceder para destinar parte do seu IR para os Conselhos Municipais participantes da ação comunitária da Unesc.
Confira as próximas ações do projeto:
Terça-feira (15/4):– Campus da Unesc, das 19h30min às 21h.
Sábado (26/4):– Calçadão Central de Araranguá, das 9h às 13h.
Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc
O post Curso da Unesc inicia o projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.