Os dados mais recentes da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) apontam que Içara ultrapassou 10,3 mil CNPJs ativos. Desse total, 5,4 mil correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs) — o equivalente a 52,92%. Os demais estão distribuídos entre empresas do tipo LTDA (3,7 mil), empresários individuais (1 mil), sociedades anônimas (71) e cooperativas (15).
A composição empresarial da cidade evidencia a importância de ações voltadas aos MEIs. Para atender e conectar esse público, a segunda edição do Café 360º de 2025 será realizada com os MEIs na próxima terça-feira, 15 de abril, às 9h, na sede da Associação Empresarial de Içara (ACII).
Com o tema “Desafios e Oportunidades”, o evento tem como objetivo formar um novo núcleo representativo na cidade.Conforme o presidente da Acii, Marco Aurélio Périco Góes, a proposta é fortalecer a presença dos MEIs na ACII, ampliando espaços de diálogo, capacitação e articulação conjunta. “Essa foi uma demanda apresentada pelos próprios empreendedores em nosso onboarding com novos associados”, completa. Ainda segundo ele, a participação é gratuita, mas com vagas limitadas, com as inscrições pelo WhatsApp (48) 3432-3429.
PROGRAMA EMPREENDER – O desenvolvimento de núcleos faz parte do Programa Empreender, uma iniciativa da Associação Empresarial de Içara em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Sebrae/SC. Com metodologia alemã adaptada à realidade brasileira, o trabalho colaborativo entre empresas já é uma realidade entre jovens, mulheres e empreendedores em geral. Muito em breve, também estará disponível para profissionais de Recursos Humanos.
O post Encontro para MEIs tem como foco novos caminhos associativos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.