Superlua e eclipse lunar será visível em todo o Brasil nesta terça-feira

Um evento raro deve marcar a noite desta terça-feira, dia 17, com a ocorrência de dois fenômenos ao mesmo tempo. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Superlua e eclipse lunar parcial podem ser vistos a olho nu em todo o Brasil se as nuvens não estiverem muito densas.

O fenômeno conhecido como “Superlua” acontece quando a Lua está a 90% ou menos de sua máxima aproximação à Terra, fazendo com que ela pareça maior e mais brilhante.

Na mesma noite, será visível um eclipse lunar, que ocorre quando a superfície da Lua é total ou parcialmente obscurecida pela sombra da Terra. Isso acontece quando a Lua e o Sol estão alinhados, com a Terra posicionada entre eles. Para a região de Criciúma, será observado um Eclipse Lunar Parcial, pois a sombra da Terra cobrirá apenas uma parte da Lua.

O início do eclipse parcial será às 23h12. O auge do eclipse deve ser alcançado às 23h44, com fim marcado para às 0h15, já na madrugada de quarta-feira, dia 18.

Onde observar o eclipse lunar parcial e a Superlua?

Os interessados podem acompanhar a experiência online através do evento ao vivo no canal do Youtube do Observatório Nacional. A transmissão terá início às 21h30 desta terça-feira, dia 17.

Aqueles que preferem observar os dois fenômeno com os próprios olhos podem aproveitar as sessões de observações gratuitas com o telescópio no Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², em Criciúma. As sessões iniciam a partir das 19h desta terça-feira.

O post Superlua e eclipse lunar será visível em todo o Brasil nesta terça-feira apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.