Causa de incêndio em empresa na Próspera foi vazamento de solvente

Uma coletiva de imprensa foi realizada após o controle das chamas do incêndio de grandes proporções que atingiu uma empresa industrial na Próspera, em Criciúma. Durante o evento, o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira esclareceu as circunstâncias do sinistro, bem como o processo de extinção das chamas.

Ele afirmou que os profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h para atender o incêndio que atingiu a empresa de adesivos e cola. O Corpo de Bombeiros de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Araranguá auxiliaram na ocorrência, com o apoio do autotanque de Tubarão.

A origem do incêndio foi o vazamento de um solvente. “Tinha um material, o tolueno, que é uma espécie de solvente, que estava sendo transportado de um contêiner para outro. Teve um vazamento e a chama. Por ser bastante material inflamável, as chamas se propagaram rapidamente”, explicou o tenente-coronel e comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM)

Uma linha de ações foi fundamental para controle do incêndio. Em primeiro momento, as famílias que moravam próximas ao incêndio foram evacuadas. Após isso, os tanques de combustíveis foram resfriados para evitar danos maiores. Por último, a equipe iniciou o combate direto contra as chamas. Foram utilizados 100 mil litros de água e cerca de 500 litros do líquido gerador de espuma (LGE).

O tenente-coronel Henrique afirmou que a fumaça é tóxica e que não há previsão de retorno para as famílias que foram evacuadas. No entanto, ninguém ficou ferido. Em relação aos danos materiais, aproximadamente 200 m² da planta da empresa foram afetados.

A causa das explosões em boeiros foi o vazamento do produto químico nas redes pluviais. Por conta disso, os locais serão isolados para que o material queime por completo. A perícia para identificação da causa oficial deve ser iniciada nesta quarta-feira, dia 18.

O post Causa de incêndio em empresa na Próspera foi vazamento de solvente apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.