Aberta consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2025

O quinto e último lote de restituição do IRPF 2024 ficou disponível a partir das 10 horas desta segunda-feira, dia 2023. O crédito bancário das 511.025 restituições será realizado ao longo do dia 30 de setembro, no valor de R$ 1,03 bilhão. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os residentes gaúchos que regularizaram a declaração em julho foram incluídos na lista de prioridades. No mês passado, 47.238 contribuintes gaúchos receberam restituição. A maioria dos prioritários, 201.381, informou a chave Pix na declaração. Outros 106.289 não informaram a chave e não se encaixam nas categorias de prioridade. Este é o terceiro lote a incluir contribuintes não prioritários.

Em terceiro lugar, estão 86.570 contribuintes do Rio Grande do Sul; em quarto, 75.686 entre 60 e 79 anos; em quinto, 23.180 cuja principal renda é do magistério. Também há 11.188 contribuintes idosos acima de 80 anos e 6.731 com deficiência ou moléstia grave.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A Receita Federal do Brasil (RFB) assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

A RFB permite que o contribuinte reagende o crédito pela Banco do Brasil (BB) por até um ano após a primeira tentativa, para corrigir dados bancários. Para isso, ele pode acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento. Se não resgatar a restituição em um ano, deve solicitar pelo Portal e-CAC, no menu de Imposto de Renda.

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