Araranguá: Ação desmantela grupo criminoso que furtava módulos de caminhão

Uma grande operação policial foi deflagrada pela Polícia Civil, através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) na manhã desta segunda-feira, dia 14, e resultou no cumprimento de sete mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão em Araranguá. A ação teve o apoio da Polícia Militar.

A associação criminosa, desmantelada nesta manhã, praticava furtos de módulos de caminhão, em diversas regiões de Santa Catarina, e também no Rio Grande do Sul. Após os furtos, o grupo guardava os módulos em um galpão em Sombrio, sendo receptados em uma oficina mecânica de Barra Velha. Na sequência, os objetos eram vendidos à terceiros.

A investigação realizada foi iniciada ainda no começo deste ano. Em abril, foi feita uma ação inicial, importante para a coleta de elementos, que resultaram na identificação dos responsáveis. Um dos autores presos nesta segunda foi o proprietário do imóvel que recebia os módulos em Sombrio. Além dele, o responsável pelo transporte das peças para Barra Velha, tal como o dono da oficina, também foram presos. Ainda em Barra Velha, alguns módulos e caminhões foram apreendidos pela Polícia, para serem verificados quanto à procedência.

Mais um dos presos foi um caminhoneiro, responsável por levantar onde seria possível ou não a prática dos furtos. Em valores monetários, os policiais acreditam que o prejuízo seja de milhões de reais, pela quantidade de furtos cometidos, inclusos os realizados no RS.

Segundo o delegado da DIC de Araranguá, Luís Otávio Pohlmann, o principal investigado é da própria cidade. “Trata-se de um rapaz aqui de Araranguá. Além dos furtos, ele também é investigado por nós por outras infrações penais, mas ele que captava os demais responsáveis pelos furtos, desenvolvia toda uma logística e participava ativamente dos furtos”, explica.

O delegado conta o modus operandi do grupo. “Eles realizavam, primeiramente, uma busca por possíveis alvos. Nesse ponto, eles contavam também uma participação desse investigado, que era motorista, como passava, às vezes, em determinada localidade, percebia a vulnerabilidade de algumas empresas, a vulnerabilidade de alguns caminhões que, por ventura, ficassem na rua ou ficassem num local que seria de fácil acesso. Posteriormente, essas informações eram estudadas, o grupo se deslocava, fazia o furto e depois fazia o comércio para o Litoral Norte.

Participaram da operação Policiais Civil da 19ª DRP, DPCo Forquilhina e DPCo Barra Velha, além dos Policiais Militares de Araranguá.

O post Araranguá: Ação desmantela grupo criminoso que furtava módulos de caminhão apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.