Documentário sobre Boi-de-mamão é exibido em Criciúma

O Grupo Cultura Mamoeira está promovendo, ao longo desta semana, a exibição do documentário “Em Criciúma tem Boi-de-mamão! Ou é folclore?” em escolas e espaços culturais do município de Criciúma. Ao todo, serão realizadas seis exibições, em cinco locais, relatando a história do boi-de-mamão por meio de entrevistas com mestres populares, como o professor Edi Balod.

Conforme o diretor do trabalho, o professor e pesquisador Vinicius da Silva Martins, o vídeo reúne depoimentos que narram a trajetória dos grupos de boi-de-mamão da região, com contribuições de mestres populares, professores e antigos brincantes.

A produtora do documentário e também pesquisadora, Quetlin Apolinário, destaca a importância de registrar essas histórias para preservar a memória dos brincantes. “É importante que a nova geração aprenda com a antiga, a geração que brincava na rua, que se reunia de forma voluntária porque era uma das poucas opções de entretenimento. Essas memórias dos antigos brincantes precisam ser valorizadas”, comentou.

Na terça-feira (11/12), logo após a exibição do documentário na Casa do Hip Hop, o grupo promoveu uma roda de boi-de-mamão com a participação das crianças dos projetos realizados no espaço, localizado no bairro Vila Zuleima.

O projeto do documentário foi contemplado com recursos do Edital Municipal da Lei Paulo Gustavo de 2023, por meio da Fundação Cultural de Criciúma. A equipe técnica contou com Marcelo Ciepielewski (câmera e edição), Fabrício Leonardo da Silva (composição da trilha sonora) e Victória de Souza João (execução da trilha sonora). A interpretação em Libras foi realizada por Aline Martinho.

Programação

10/12: Duas sessões no Bairro da Juventude (turmas de artes visuais e teatro);
11/12: Associação de Dança Criciúma/Casa do Hip Hop Florescer;
12/12: Escola Governador Heriberto Hulse (manhã);
12/12: Escola Julieta Torres, às 19h;
13/12: Arte na Escola Polo UNESC, às 19h.

O post Documentário sobre Boi-de-mamão é exibido em Criciúma apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.