Santiago Mendonça brilha no Aquathlon

Criciúma
Tiago Monte
[email protected]

O criciumense Santiago Mendonça, de 44 anos, conquistou o Campeonato Catarinense de Aquathlon de 2024. Com a taça desse ano, o atleta chega ao tricampeonato estadual da modalidade que combina natação e corrida. A prova tem 1km de natação e 5km de corrida e faz parte do calendário da Federação Catarinense de Triathlon (Fetrisc). “É como se fosse uma porta de entrada para quem vai fazer o triathlon, porque o pessoal, muitas vezes, não tem bicicleta e está iniciando no esporte. Então, tem essa derivação do triathlon”, explica Santiago.

TRÊS ETAPAS

O campeonato é formado por três etapas. A primeira aconteceu em Garopaba, a segunda na praia de Jurerê e a terceira em Palhoça. “Eu fiquei em segundo lugar, na primeira etapa, depois ganhei a segunda e terceira”, pontua o atleta.

Santiago venceu competidores de todas as idades. “Estamos falando no geral, porque os três primeiros colocados são considerados da categoria Geral. Os demais são classificados por categoria. Então, eu competi, de igual para igual, com pessoas de todas as idades”, enfatiza.

Satisfação em seguir competindo em alto nível

O criciumense destaca que o principal adversário dele tem 20 anos. Ele está satisfeito em poder competir em alto nível, mesmo com 44 anos. “Na primeira etapa, quem venceu foi um guri de 20 anos. Na segunda e na terceira etapa, consegui deixar ele para trás. É uma satisfação poder, com 44 anos, ainda disputar provas com atletas mais jovens. Isso me tira um pouco da zona de conforto,me faz treinar e me motivar cada vez mais. Tento levar essa longevidade no esporte cada vez mais pra frente”, comenta.

Santiago sabe que a dificuldade em competir contra atletas mais novos será cada vez maior, mas segue motivado e em busca das vitórias. “Eu sei que uma hora isso (vencer os mais jovens) vai ficar cada vez mais longe, é óbvio, mas enquanto eu puder entrar numa competição de igual pra igual com eles, eu vou fazer. É um fator motivacional que me leva a continuar treinando em alta performance”, ressalta.

Santiago compete na categoria de 40 a 44 anos, mas, atualmente, é o campeão catarinense geral de aquathlon. “Hoje, eu sou tricampeão catarinense, independente de categorias”, esclarece.

Neste ano, ele também venceu o Catarinense de Triathlon (natação, corrida e ciclismo) na categoria 40 a 44 anos. “Foram três etapas de triathlon e eu fui campeão da categoria 40 a 44 anos”, explica o criciumense.

Ano começará com desafio no interior da Argentina

O primeiro objetivo de Santiago, no ano que vem, já será no dia 18 de janeiro, na Argentina. A prova reunirá 1000 atletas, de diversos países, com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. “É uma prova internacional que acontece no município de La Paz, província de Entre Rios. É uma cidade bem pequenininha. E a gente viaja dia 15 pra lá. É uma prova bem dura, bem difícil”, diz.

Santiago tem boas lembranças do desafio. “Eu já consegui bons resultados lá: fui campeão geral, em 2016, que é uma das minhas maiores conquistas. Eu ganhei uma prova dessa, internacional, como campeão geral. O primeiro atleta amador a chegar lá. E o primeiro e único brasileiro a ter essa conquista, entre os amadores, porque a categoria Profissional larga em outra situação”, enfatiza.

OUTRAS VITÓRIAS

Além do título de 2016, Santiago também venceu outras vezes na Argentina. “Em 2016, ganhei no Geral. Já ganhei algumas vezes na minha categoria também: em 2019 e 2020. Então, é uma prova bem chamativa pra mim. Uma prova que eu gosto muito e a família gosta de ir porque é uma viagem legal. E já começa logo no início do ano”, finaliza.

O post Santiago Mendonça brilha no Aquathlon apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.