Alistamento militar: conheça as formas de ingresso e os requisitos básicos

Criciúma
Alexandra Cavaler
[email protected]

Se você completa 18 anos até o final de 2025 e é do sexo masculino, chegou o momento de cumprir seu dever com o Brasil. O Alistamento Militar já começou e segue até o dia 30 de junho. “O serviço militar obrigatório desempenha um papel crucial em várias frentes, sendo um instrumento importante na formação de cidadãos comprometidos com a nação. Durante a formação, os jovens aprendem valores como disciplina, respeito, responsabilidade e espírito de equipe, que são essenciais tanto no contexto militar quanto na vida civil. O Exército, com seu lema ‘Braço Forte, Mão Amiga’, reforça constantemente o compromisso de proteger e servir à sociedade, equilibrando força com solidariedade. Além disso, promove a integração social ao reunir jovens de diferentes origens, regiões e culturas. Essa convivência estimula o respeito às diversidades e fortalece a coesão social. Os laços criados durante o serviço militar frequentemente se estendem além do período de treinamento, contribuindo para uma sociedade mais unida e coesa”, destacou o comandante do 28º GAC, o tenente coronel Luciano Souza.

Etapas

Ainda de acordo com Souza, o processo é dividido em várias etapas. A primeira é o alistamento que acontece de 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima. Depois disso ocorre a seleção geral a qual é realizada de março a novembro, com exames médicos, testes de aptidão e entrevistas; seguida da designação, ou seja, o jovem apto será designado para uma organização militar”, explicou o comandante do 28º GAC, acrescentando que na sequencia há a seleção complementar (novos exames e entrevistas na organização militar designada e, por fim, a incorporação (o jovem é incorporado na organização militar e começa o treinamento, no início do mês de março do ano seguinte ao alistamento).

Espera pelo aumento de vagas

A expectativa é pelo aumento progressivo de vagas, à medida que mais organizações militares se prepararem para a incorporação de mulheres. As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. As mulheres serão incorporadas na Marinha como marinheiros- recrutas; no Exército, como soldados; ou na Força Aérea, como soldados de segunda-classe. O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente, podendo chegar a até oito anos, caso haja interesse mútuo. Durante o serviço, elas terão acesso a benefícios semelhantes aos dos homens, como remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.

10% do efetivo

As Forças Armadas possuem cerca de 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. As mulheres já podiam ingressar nas Forças Armadas como oficiais ou sargentos de carreira, mediante aprovação em concurso público. Também há a possibilidade das mulheres serem selecionadas como oficiais e sargentos temporárias (servindo por até oito anos), por meio de seleção conduzida pelas Regiões Militares. Com o alistamento voluntário, as mulheres passam a ter acesso a essa nova possibilidade de servir ao País, agora como soldados.

Mulheres ganham espaço

O processo de alistamento militar voluntário feminino teve início na mesma data, 1º de janeiro, e marca a iniciativa pioneira que busca incrementar o efetivo das Forças Armadas. O período de alistamento segue até 30 de junho e oferta 1.500 vagas às mulheres que também completam 18 anos de idade em 2025. As interessadas devem ficar atentas às regras do recrutamento que acontece em 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação. As interessadas podem escolher a Força em que desejam ingressar. Será levado em conta a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

“Ressalta-se que, neste ano, iniciou o alistamento para o Serviço Militar Inicial Feminino nas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), o qual é de caráter voluntário e oferece, inicialmente 1.500 vagas. O alistamento pode ser realizado até o dia 30 de junho deste ano e, já na primeira semana, mais de 15 mil mulheres se inscreveram. No entanto, os locais são restritos: na região Sul, o serviço militar feminino estará disponível apenas em Curitiba, no Paraná; e nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul”, esclareceu o tenente coronel Luciano Souza. Já em Santa Catarina, o alistamento feminino é apenas na Marinha do Brasil na cidade de Florianópolis.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 13, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Alistamento militar: conheça as formas de ingresso e os requisitos básicos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.