Tigre vence e conquista o título da Recopa Catarinense

Tiago Monte

Criciúma

O ano começa com taça e festa para a torcida carvoeira. Na tarde deste domingo, o Tricolor Carvoeiro bateu o Concórdia por 2 a 0 e ficou com o título da Recopa Catarinense. É o bicampeonato consecutivo da competição para o Criciúma. Talisson, no minuto inicial do segundo tempo, marcou o primeiro gol do jogo. Marcelo Hermes fechou o placar, de pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo. Além do troféu, o triunfo sobre o Galo do Oeste rendeu os primeiros três pontos, ao time treinado por Zé Ricardo, no Campeonato Catarinense. O Tigre tem um jogo a menos na tabela. Após um primeiro tempo equilibrado, o Criciúma foi superior, na etapa final, e ficou com a vitória.

O Concórdia não se intimidou com o Tigre e buscou o ataque, nos primeiros minutos de partida, mas sem grandes ameaças ao gol defendido por Kauã Moroso. O Tigre respondeu aos sete minutos com Jonathan, na direta. O camisa 2 cruzou, mas Wérik Popó não alcançou. Primeira ameaça do Criciúma na partida. No lance seguinte, Fellipe Mateus lançou Talisson, mas Rodrigo Lucas saiu por baixo e impediu a abertura do placar. O Criciúma começava a tomar conta da partida, mas o Concórdia tinha uma boa posse de bola e não ficava apenas se defendendo. Aos 12 minutos, Matheus Galdezani errou a saída de bola, Matheus Trindade avançou e tocou para Talisson, que adiantou demais e perdeu a chance.  No minuto seguinte, Talisson avançou pela esquerda e foi derrubado por Gabriel Biteco. Falta forte e cartão amarelo para o jogador do Concórdia. Na cobrança de Marcelo Hermes, o goleiro tirou.

O Tigre tentava lançamentos, sem sucesso, e desperdiçava boas saídas de bola. Aos 21 minutos, Talisson fez grande jogada, pela esquerda, dentro da área, e cruzou rasteiro, mas Brandão afastou. Um drible típico de futsal foi aplicado pelo atacante carvoeiro, no início da jogada, mas sem sucesso na conclusão. Aos 25 minutos, o Galo do Oeste tentou fazer uma pressão, mas a zaga carvoeira afastou.  O Tigre já apresentava algumas digitais do técnico Zé Ricardo, como a transição do esquema 4-4-2 para o 4-3-3, quando o time saía ao ataque. Aos 29 minutos, Péricles tocou para Gabriel Biteco, dentro da área, pela direita. O camisa 2 bateu forte e Kauã Moroso fez uma grande defesa e salvou o Criciúma. Primeiro grande lance para marcar na partida. No minuto seguinte, Popó recebeu na área, mas não conseguiu finalizar. A zaga do Concórdia afastou. Aos 30 minutos, em função do calor, o árbitro Bráulio da Silva Machado fez a parada técnica para hidratação.

Aos 35 minutos, Jonathan fez bom cruzamento, da direita, mas Fellipe Mateus cabeceou sem direção, na primeira trave, e desperdiçou a chance. No minuto seguinte, Talisson levantou, da meia lua, e, novamente, Fellipe Mateus cabeceou, mas, desta vez, sem força e Rodrigo Lucas pegou. Pequena pressão carvoeira na reta final da primeira etapa. O Tigre tentava chegar, mas seguia abusando das bolas longas. Aos 44 minutos, Galdezani tocou para Péricles, na entrada da área, mas a bola saiu torta. Dois minutos depois, Wesley fez boa jogada pela esquerda e bateu para fora. Aos 48 minutos, Everton Morelli avançou com a bola dominada e bateu rasteiro, mas a bola saiu ao lado do gol do Concórdia. O primeiro tempo encerra com um jogo equilibrado entre Criciúma e Concórdia. “Sabíamos que o jogo seria um pouco mais lento, em função dos poucos dias de trabalho. Estamos fazendo o que o professor pediu. Então, no segundo tempo, temos que aumentar a velocidade para conseguir abrir o placar”, comenta o lateral-esquerdo Marcelo Hermes, no intervalo.

Gol no começo da segunda etapa dá tranqulidade

O Tigre voltou com tudo para a segunda etapa e em um ritmo avassalador. Logo no primeiro minuto, Wérik Popó lançou Talisson, que invadiu a área, escapou do zagueiro, driblou Rodrigo Lucas e abriu o placar: 1 a 0 para o Criciúma. Aos quatro minutos, Juninho fez boa jogada pela direita e cruzou, Wérik Popó deixou passar, em um corta-luz incrível, e Everton Morelli finalizou no cantinho, mas Rodrigo Lucas fez grande defesa e jogou para escanteio. Grande chance do Criciúma. Na cobrança, Rodrigo cabeceou, mas o goleiro do Concórdia pegou. Aos oito minutos, Felipe Rangel recebeu bom lançamento, dominou no peito, mas finalizou torto. O Concórdia tentou chegar ao empate, mas sem sucesso. Aos 13 minutos, Talisson, um dos destaques do Tigre e autor do gol, sentiu muitas câimbras e deixou o gramado para a entrada de Gabriel Barros. Aos 15 minutos, Popó fez boa jogada pela esquerda e bateu forte, mas a bola desviou e saiu.

Em função do calor e do começo de temporada, a partida caiu em velocidade, após os 20 minutos do segundo tempo.  Aos 27 minutos, Marcelo Hermes cobrou escanteio, Eliedson escorou e o capitão Rodrigo, na entrada da pequena área, bateu forte, mas por cima da trave. Chance perdida pelo Criciúma. Era o segundo gol. O Concórdia tentava ficar mais com a bola, mas o Tricolor Carvoeiro marcava bem e controlava a partida. Aos 30 minutos, Gabriel Barros avançou em velocidade, pela esquerda, e cruzou rasteiro, mas Rafael Augusto tirou. Aos 31 minutos, uma nova parada técnica na partida, em função do calor.

Aos 40 minutos, Eliedson recebeu pelo meio e bateu forte, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo. Nos acréscimos, Marcelo Hermes cruzou e a bola pegou no braço de Caio, que estava aberto dentro da área. Pênalti. Aos 47 minutos, Marcelo Hermes bateu e fez 2 a 0. No final, vitória carvoeira e a conquista do primeiro título da temporada 2025.

Campeonato Catarinense/Recopa – 2ª Rodada/Final

19/01 (domingo) – 16 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Kauã Moroso; Jonathan (Léo Alaba), Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Juninho (Jhonata Robert), Everton Morelli, Matheus Trindade (Eliedson) e Fellipe Mateus; Talisson (Gabriel Barros) e Wérik Popó (Gabriel Novaes). Técnico: Zé Ricardo.

CONCÓRDIA

Rodrigo Lucas; Gabriel Biteco (Caio), Brandão, Rafael Augusto e Baseggio (Patryck Annes); Evandro (Foguinho), Matheus Galdezani (Thon) e Pericles (Pedro Alves). Wesley Santos, Kerlly e Felipe Rangel. Técnico: Jailson Zatta

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado; Auxiliares: José Roberto Larroyd e Elen Carolin Portal Sieglitz

GOLS: Talisson (1/2T) e Marcelo Hermes (47/2T) (Cri)

Cartões Amarelos: Gabriel Biteco e Foguinho (Con)

Cartões Vermelhos: não houve

Público: 8.339

Renda: R$ 153.020,00

O post Tigre vence e conquista o título da Recopa Catarinense apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.