Criciumense é pré-candidato ao Tribunal de Justiça

Criciúma
Thiago Oliveira
[email protected]

Com a aposentadoria do desembargador Sebastião César Evangelista, começa o processo para a escolha do substituto no Tribunal de Justiça (TJSC). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) recebeu o ofício para organizar a lista sêxtupla para definir a vaga do Quinto Constitucional. E o Sul estará na disputa.

Além de Mauri Nascimento, a região será representada pelo advogado Rasquim Teixeira, que confirmou a pré-candidatura. E o processo começou acompanhando as últimas quatro escolhas de desembargadores. No início, a ideia era fazer um projeto de mestrado sobre o Quinto Constitucional. “É uma vaga que compõe várias etapas, mas eu visitei os desembargadores, ver como é que foi a caminhada. E todos eles me disseram que a luta é árdua, mas é maravilhosa”, revela.

Bairrismo

Em conversas com outros advogados, Teixeira ouviu a necessidade de ter um representante do Sul no TJ. “Vários advogados que eu conversei deram apoio moral. O que eu vejo é a necessidade de ter a união dos advogados. Os advogados abraçarem a causa, ter essa união, essa força, para poder ter o empurrão que se precisa”, analisa.

Visão diferenciada

O Quinto Constitucional é uma regra da Constituição Federal de 1988 que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros, seja preenchido por advogados e não por juízes de carreira. E para Teixeira, conhecer a realidade da advocacia dá uma outra visão para o desembargador.

“Temos uma representatividade dentro daquele tribunal e podemos chegar com mais facilidade junto ao desembargador. O desembargador que veio como juiz de carreira, muitas vezes não conhece a necessidade daquele advogado. Em contrapartida, o desembargador que veio do Quinto Constitucional, entende que ele já foi aquele advogado. Ter a porta aberta, abraçar o advogado que veio de longe, dar a condição para que tenham o trâmite dentro do tribunal com um pouco mais de facilidade. O desembargador que vem por esse método já tem uma visão diferente do todo. O advogado é necessário para que o Judiciário ande. Então, o que eu vejo é a necessidade de nós termos um pouco mais de carinho, um pouco mais de portas abertas aos novos advogados, porque aquele que veio de carreira, é difícil de acostumar com a ideia de chegar lá e dar um abraço naquele advogado”.

Case de sucesso

Teixeira destacou como case, a ex-desembargadora Salete Sommariva, que se aposentou em 2023. “Uma mulher espetacular, com uma educação, respeito fabuloso, ela sempre me tratou da melhor forma possível. Aí vem a diferença. Ela sabe que chegou lá, porque ela estava representando os advogados”.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 23, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Criciumense é pré-candidato ao Tribunal de Justiça apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.