Criciúma: Superintendência de Trânsito intensifica a fiscalização das motos

O Governo de Criciúma, por meio da Superintendência de Trânsito realizou no último sábado(8), uma operação para reforçar o compromisso da Administração Municipal com a segurança e o bem-estar da população. A ação, que teve como foco a fiscalização de motocicletas com escapamentos irregulares, resultou na aplicação de 32 multas, 15 remoções de veículos, a recuperação de uma moto furtada e a autuação de um condutor por embriaguez ao volante.

De acordo com o superintendente de Trânsito, Edno Dutra, a operação foi motivada por reclamações recorrentes da comunidade sobre os incômodos causados ​​pela poluição sonora gerada pelos escapamentos alteradas. “Escapamentos abertos ou descarga livre são modificações ilegais, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e além de gerarem ruídos excessivos, comprometem a qualidade de vida dos moradores. Essa prática configura uma infração grave, com multa de R$ 195,23”, explicou Dutra.

Fiscalização contínua ao longo do ano

As operações de fiscalização de motocicletas serão realizadas regularmente, com, pelo menos, duas ações semanais programadas ao longo de 2025. A Superintendência também incentiva a população a contribuir, por meio do disque denúncia, informando casos de veículos com escapamentos irregulares pelo número 118. “Recebemos as denúncias e, sempre que possível, abordamos o proprietário para orientá-lo sobre a necessidade de regularização”, acrescentou Dutra.

Próximas etapas de fiscalização

A próxima operação será voltada para a fiscalização de táxis e veículos de aplicativos. Segundo Dutra, o município possui 80 táxis cadastrados, mas destes 58 estão irregulares.

Entre os itens que serão analisados estão: habilitação compatível (categoria B), cadastro junto à Diretoria de Transporte e Trânsito (DTT), limite de cinco anos de uso do veículo, atestado médico atualizado, certidão de antecedentes criminais e realização do curso de condutor. Para os motoristas de aplicativos, como o Uber, será exigido que as corridas sejam realizadas exclusivamente pelo aplicativo, sendo proibido o uso de identificadores luminosos nos veículos.

Essas ações refletem o compromisso da Administração Municipal de Criciúma em promover um trânsito mais seguro, organizado e em conformidade com as normas determinadas.

O post Criciúma: Superintendência de Trânsito intensifica a fiscalização das motos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.