Centenário de Criciúma: assessoria planeja criar materiais comemorativos

Com o objetivo de preservar e compartilhar as memórias de Criciúma por meio da arte fotográfica, a Comissão Executiva do Centenário de Emancipação Político-administrativa promoveu a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Assessoria de Memória. O encontro, realizado na Fundação Cultural de Criciúma (FCC), foi dedicado à discussão dos passos iniciais para a criação do livro de memórias fotográficas da cidade. A obra reunirá imagens e relatos que retratam a história e a essência de Criciúma, revisitando momentos históricos e marcos importantes ao longo do tempo.

O centenário é o momento para refletir sobre os marcos e legados deixados por aqueles que ajudaram a construir sua história. Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, é fundamental resgatar essa trajetória, não apenas como um registro, mas como uma maneira de transmitir às novas gerações o impacto das conquistas e transformações que o município vivenciou ao longo de seus 100 anos. “Não há maneira mais justa de celebrarmos nosso centenário do que por meio de um projeto que preserve e compartilhe as memórias que construíram nossa história”, pontua. Espíndola ainda reforça que o papel da comunidade é essencial nesse processo, visto que este projeto é uma obra coletiva, no qual cada fotografia, cada memória, é um reflexo das vivências que marcaram a trajetória dos criciumenses.

A jornalista e pesquisadora, Joice Quadros, uma das participantes do GT da Assessoria de Memória, compartilha que a primeira reunião foi extremamente produtiva, com ampla participação dos envolvidos. Durante o encontro, foi abordada a importância de analisar o funcionamento de cada período histórico na gestão administrativa, explorando como a cidade se desenvolveu ao longo do tempo até chegar à sua configuração atual. “Nós temos que conhecer bem as nossas raízes. Com raízes bem cuidadas, uma árvore cresce”, destaca Joice.

Revisitando o passado e fortalecendo a identidade de Criciúma

Em um espaço dedicado à troca e reflexão, passado e presente se encontram para discutir as memórias dos 100 anos da Emancipação Político-administrativa de Criciúma. A presidente da FCC, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destaca que os principais tópicos abordados na reunião incluíram entrevistas exclusivas com 17 moradores centenários da cidade, além de imagens que ilustram as transformações urbanas, culturais e sociais pelas quais Criciúma passou ao longo do tempo. Também em pauta estará a realização de uma arrecadação de objetos antigos, que ficarão em exposição, simbolizando a preservação da memória e a valorização do patrimônio histórico local.
Cristiane também revela que será criada uma série nas redes sociais, trazendo histórias contadas por meio de fotos e vídeos, que explorarão curiosidades e fatos históricos para celebrar os 100 anos do município. Além disso, será lançado um álbum de figurinhas comemorativo ao Centenário, permitindo que a população colecione e se conecte ainda mais com a rica história de Criciúma. 

Outro projeto em desenvolvimento é o Café Concertos, que ocorrerá, provavelmente, duas vezes por mês, abordando as memórias e histórias da cidade. Durante esses encontros, os convidados terão a oportunidade de compartilhar suas lembranças, vivências e relatos sobre momentos históricos marcantes de Criciúma. “Vai ser um momento muito importante de troca e organização dessas memórias afetivas da história”, destaca Cristiane.

Centenário de Emancipação político-administrativa

Em celebração aos 100 anos de emancipação político-administrativa, o Governo de Criciúma planejou uma série de ações ao longo do ano. Essas iniciativas estarão sob a coordenação de uma comissão executiva composta por 70 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de governo, que foram organizados em grupos de trabalho. O objetivo é garantir uma programação diversificada e significativa para marcar este importante marco histórico para a cidade.

Assim, para envolver a sociedade na programação do centenário, uma das propostas desenvolvidas pela FCC foi o lançamento de um concurso para criação da logo de identidade visual do Centenário de Emancipação. Que escolheu, nesta semana, a identidade visual do centenário. Além disso, para honrar a participação feminina na política em Criciúma, o nome da ex-vereadora Thati Ferro Teixeira (in memoriam) será eternizado em uma medalha de reconhecimento municipal, como forma de homenagem. Já a Federação Catarinense de Futebol (FCF) também prestou a sua homenagem, nomeando a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”.

O post Centenário de Criciúma: assessoria planeja criar materiais comemorativos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.