Satc se conecta ao ecossistema global de cibersegurança em Israel

O coordenador adjunto de Cibersegurança da Satc, Vagner Rodrigues, participou do Cybertech Global 2025, em Israel. Considerado um dos eventos mais relevantes do mundo no setor de cibersegurança, o encontro reuniu especialistas, empresas e startups para debater as mais recentes tendências e inovações da área.

No evento, o coordenador buscou uma imersão no que há de mais avançado no mercado de cibersegurança, além de prospectar possíveis parcerias estratégicas para a Satc. Segundo ele, um dos temas mais debatidos foi a Inteligência Artificial (IA), especialmente no contexto da segurança digital. O conceito de Modelos de Linguagem de Grande Escala foi amplamente discutido, com foco nas vulnerabilidades e desafios que essas tecnologias impõem.

“A comunidade global de cibersegurança está cada vez mais preocupada com os riscos de ataques facilitados pelo uso da IA. Hoje, qualquer pessoa pode utilizar ferramentas de IA para lançar ataques sofisticados sem necessariamente ter grande experiência técnica. Esse fator aumenta consideravelmente os desafios da segurança digital, tornando essencial o uso da própria IA para defesa contra ameaças”, pontuou Rodrigues.

Uma das soluções discutidas no evento foi o conceito de SOC AI (Security Operations Center com IA), que promete transformar os centros de operações de segurança, tornando-os mais eficientes na identificação e neutralização de ataques.

Visita ao High Tech Park

Além do evento, Rodrigues também visitou o CERT de Israel e o parque tecnológico de Beer Sheva, o High Tech Park, que se tornou referência em inovação e desenvolvimento no setor de cibersegurança. O local contou com forte apoio da Basecamp, empresa parceira da Satc, em seu desenvolvimento. Atualmente, o parque possui cinco prédios, sendo quatro já operacionais e o quinto em fase final de construção.

O parque abriga grandes companhias de tecnologia, muitas delas focadas em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. Uma parcela significativa dessas empresas dedica-se exclusivamente à cibersegurança, demonstrando a importância do setor dentro desse ecossistema.

“A experiência no High Tech Park foi extremamente enriquecedora. Pudemos ver de perto como a tecnologia está sendo aplicada para fortalecer a cibersegurança em diferentes setores, desde a proteção de dados empresariais até a segurança de veículos conectados. Esse tipo de conhecimento pode ser fundamental para desenvolver novas iniciativas na Satc”, concluiu o coordenador.

O post Satc se conecta ao ecossistema global de cibersegurança em Israel apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.