Revitalização da Álvaro Catão será realizada em 2025

Criciúma
Edson Padoin
[email protected]

A revitalização da rua Álvaro Catão, em Criciúma, está programada para ser iniciada ainda neste ano, logo após a finalização das obras da Avenida Luiz Lazzarin. As vias têm um papel crucial na ligação entre a área central de Criciúma e o distrito do Rio Maina, e as melhorias planejadas buscam transformar essa região em um local mais acessível e moderno.

O secretário de Infraestrutura e Obras de Criciúma, Cláudio Rosso Neto, detalhou as mudanças que irão acontecer na rua Álvaro Catão. “Nós estamos já na fase final da conclusão das obras da Avenida Luiz Lazzarin. A Avenida está realmente com uma estrutura imponente, não só de beleza, mas também de harmonia para toda a mobilidade urbana, facilitando, é claro, o acesso dos usuários desta via para conectar aos bairros que serão utilizados. Finalizando a Luiz Lazzarin, nós já vamos entrar no acesso a Álvaro Catão”, explicou.

A revitalização da rua Álvaro Catão incluirá a implantação de novo asfalto, melhorias no sistema de drenagem e a criação de espaços dedicados aos ciclistas, com a construção de uma ciclovia. A obra visa proporcionar mais conforto e acessibilidade aos moradores e motoristas que utilizam a via diariamente. A intenção é que a rua seja toda reformulada ainda em 2025, para garantir a fluidez do trânsito e oferecer mais segurança para pedestres e ciclistas.

Imponência

De acordo com o secretário, o prefeito Vagner Espínola tem como objetivo que a renovação da rua Álvaro Catão acompanhe a imponência da Avenida Luiz Lazzarin, criando uma conexão harmônica e eficiente entre as vias. “A ideia do prefeito Vagner Espínola é que, ao sair da Avenida Centenário, o próprio motorista não tenha uma diferenciação de avenidas. Então, a imponência da Luiz Lazzarin não vai ficar em falta nenhuma chegando na Álvaro Catão, porque nesse momento nós temos uma Álvaro Catão um pouco abandonada, mas será toda revitalizada na sua extensão”, afirmou.

Além das melhorias estruturais, a obra também trará um olhar atento para a acessibilidade. “Quando nós falamos na mobilidade urbana, nós nunca esquecemos da acessibilidade. A parte de drenagem já é uma característica em todas as ruas que nós executamos a reforma ou fizemos algo novo, mas a preocupação desta gestão é com a acessibilidade”, disse o secretário. As calçadas serão ampliadas e adaptadas, e a ciclovia vai proporcionar mais segurança e conforto para os ciclistas, estabelecendo uma conexão direta com a Avenida Luiz Lazzarin e prolongando até as proximidades da Timaco (apenas referência).

Licitação

Em relação ao andamento das obras, Cláudio Rosso Neto explicou que a licitação para a contratação da empresa responsável pela revitalização está em fase inicial. “Nós temos já uma licitação bem preparada para a contratação desta empresa, já para fazer toda essa parte de projeto. O projeto é um critério um pouco mais demorado, porque o profissional, além de entender os dois projetos, ele vai ter que ver o critério de acessibilidade que essas vias terão”, destacou.

Leia a matéria completa na edição deste fim de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Revitalização da Álvaro Catão será realizada em 2025 apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.