Santa Catarina inicia o outono com um recuo nas temperaturas, marcando o primeiro declínio da estação. A mudança se deve à passagem de uma frente fria entre madrugada de quarta, 2, e quinta-feira, 3, que permite a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar. A previsão é de que a temperatura continue a cair até o amanhecer de sábado (5).

Nas áreas em amarelo do mapa, espera-se o declínio de 10°C a 14°C em relação à tarde do dia anterior, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desconforto térmico. Nas áreas em verde, o declínio deve variar de 6°C a 9°C, oferecendo risco mais baixo.
Na faixa litorânea o vento sul com rajadas fortes vai favorecer sensação térmica de frio ainda maior até a manhã do sábado (5). Já no interior do estado há condições para formação de geada ampla nos planaltos e também de forma mais isolada nas áreas altas do Grande Oeste.
A Defesa Civil recomenda:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.
Temperatura em Criciúma
Conforme o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Márcio Sônego, após uma chuva fraca no início do dia, o vento sudoeste parou a precipitação, e devem ocorrer aberturas de sol nesta sexta-feira (4), em Criciúma.
A temperatura mínima na madrugada foi de 19°C e durante o dia a máxima deve chegar aos 22°C. O vento sul é forte, com rajadas de até 70 km/h na estação da plataforma do Rincão Norte, especialmente na praia. A tendência para hoje é de um tempo mais ameno, com nuvens e algumas aparições do sol.
Para o sábado, a previsão é de um começo frio, com 14°C em Criciúma, e a temperatura deve chegar aos 22°C à tarde, com possibilidade de chuvas leves durante a tarde, mas nada significativo. A noite do sábado também será fria. No domingo, o dia começa com 14°C e a temperatura máxima pode atingir os 26°C, com sol e algumas nuvens, sem previsão de chuva.
Márcio Sônego ressaltou a importância das chuvas nas últimas 48 horas, que ajudaram a melhorar a umidade do solo, que estava muito seco. Criciúma registrou 32 mm de chuva, Içara 37 mm e Nova Veneza 48 mm. Essa chuva foi importante para a recuperação da água no solo. A próxima previsão de chuvas mais fortes é para terça-feira, dia 8 de abril.
Previsão do tempo completa:
- Sexta-feira: mínimas de 19°C e máxima de 22°C
- Sábado: mínimas de 14°C e máxima de 22°C
- Domingo: mínimas de 14°C e máxima de 26°C
Com informações da Defesa Civil
O post Primeira frente fria de outono chega a Santa Catarina apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.