O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta segunda-feira, 14 de abril, um dia dedicado à qualificação dos responsáveis pelas aulas de recomposição de aprendizagens da Rede Municipal de ensino e aos profissionais de apoio escolar que atuam no atendimento a estudantes com deficiência. A capacitação, que reuniu 65 profissionais, foi conduzida pelas psicopedagogas Elaine Cristina Bortolatto, Lucília de Oliveira Kindermann e Magna Santana Sorato e aconteceu no auditório do Samae de Morro da Fumaça.
O secretário de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, explica que a formação aconteceu em quatro momentos, com duas turmas de profissionais da classe de recomposição de aprendizagens e duas com auxiliares de ensino e estagiários. “Tivemos um dia todo voltado para qualificar ainda mais nossa Rede de Ensino fumacense, com momentos dedicados à equipe de apoio escolar da rede municipal de ensino, com o objetivo de discutir as atribuições e a importância desses profissionais no contexto educacional no atendimento a alunos com deficiência. E em outro momento, com os profissionais responsáveis, abordando a implementação das aulas de recomposição da aprendizagem no contraturno escolar, com foco na alfabetização em língua portuguesa e na alfabetização matemática, destinadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Nos momentos de qualificação dos responsáveis pelas aulas de recomposição, foram abordadas a definição e os objetivos das aulas de recomposição da aprendizagem, estratégias metodológicas, incluindo diagnósticos individualizados, uso de metodologias e materiais diferenciados, a importância do trabalho colaborativo entre professores, psicopedagogos, coordenação pedagógica e famílias, entre outros pontos. “Os profissionais participaram de dinâmicas e interagiram com perguntas e relatos de experiências, enriquecendo o debate e favorecendo a troca de saberes e práticas”, pontua o secretário.
Já na formação destinada aos profissionais que atuam no atendimento aos alunos com deficiência, foi destacada a legislação vigente que ampara e regulamenta a atuação dos profissionais de apoio escolar, com ênfase na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que assegura o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência, bem como a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As psicopedagogas presentes apresentaram conteúdo direcionado ao estudo das deficiências, abordando aspectos relacionados ao TEA, bem como deram ênfase à importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) como ferramenta essencial para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes com deficiência, além de outros tópicos.
O post Capacitação sobre alunos com deficiência é realizada em Morro da Fumaça apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.