Foi aprovado na 16ª sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá o Anteprojeto de Lei que institui o programa “Araranguá Verde – Cidade Sustentável”. De autoria do vereador Evandro Conceição, a proposta tem como objetivo promover ações integradas para arborização urbana, incentivo ao uso de energias renováveis, reciclagem, mobilidade sustentável e educação ambiental no município.
O programa estabelece diretrizes como o plantio de árvores em áreas públicas, a criação de EcoPontos para o descarte adequado de resíduos e a instalação de painéis solares em prédios públicos. Cidadãos e empresas que aderirem às práticas sustentáveis poderão receber incentivos fiscais, como descontos no IPTU e ISS, e pleitear a certificação com o Selo Verde Municipal, conferindo benefícios adicionais.
Outro destaque da proposta é a criação de um programa de educação ambiental nas escolas Municipais, voltado às crianças do ensino fundamental. A ideia é formar, desde cedo, cidadãos conscientes sobre a importância da preservação ambiental e do uso responsável dos recursos naturais.
Caso colocada em prática, a implementação do “Araranguá Verde” será coordenada pela Prefeitura, por meio da Fundação Ambiental do Município (FAMA) e das secretarias municipais envolvidas. O programa também prevê parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar o alcance das ações.
“Este anteprojeto está alinhado com uma tendência de leis que diversas cidades estão adotando. Araranguá possui muitos catadores que ainda não estão organizados em cooperativas, o que impede que recebam um preço justo por seu trabalho. Já me reuni com o presidente da Federação Catarinense e com o secretário municipal de Planejamento, Emerson Almeida, além de visitar locais onde as pessoas armazenam materiais recicláveis. Precisamos transformar Araranguá em um exemplo de sustentabilidade”, justificou o vereador Evandro Conceição.
O post Anteprojeto prevê programa ‘Araranguá Verde – Cidade Sustentável’ apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.