STU Criciúma será radical também na coleta de lixo durante o evento

As feras do skate vão dar um show nas pistas, isso a gente já sabe. Aliás, pelo quinto ano seguido as manobras radicais e a cultura urbana estão presentes em terras carvoeiras. Mas este ano, outro time vai mostrar habilidade e compromisso no STU National: os coletores profissionais de reciclagem. 

A organização do STU e a Prefeitura de Criciúma, por meio do Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, uniram forças para garantir que todo o resíduo gerado no evento seja descartado corretamente. Para o prefeito Vagner Espindola, a ação valoriza não apenas o aspecto ambiental, mas também o impacto social do projeto. 

“Eles vão coletar os materiais recicláveis, armazenar em um local apropriado e fazer a separação correta desses resíduos. E a renda dessa coleta será destinada diretamente em prol das famílias, das associações e cooperativas de coletores aqui da cidade”, pontuou o prefeito.

Segundo Bill Tassinari, head de Cultura Urbana do STU, durante esses três dias o STU NATIONAL Criciúma será a principal atração esportiva do país e toda a atenção será voltada para as competições, mas afirma que o STU vai além de uma competição esportiva. 

“O STU representa toda uma cultura urbana, um movimento de união, de inspiração para as futuras gerações. Neste sentido, além de trabalharmos as ações dentro da pista, precisamos cativar atitudes inspiradoras, motivadoras. Por esse motivo, escolhemos abordar o tema da sustentabilidade. Tema que a cidade de Criciúma vem tratando muito bem nos últimos anos”, destacou.

A diretora de Meio Ambiente do município, Anequésselen Fortunato, reforça que eventos desse porte são uma vitrine estratégica para conscientização ambiental. Seis coletores das cooperativas da cidade atuarão diariamente, divididos entre os turnos da manhã e da tarde. 

“Todos os dias, seis coletores estarão disponíveis, distribuídos entre os turnos da manhã e da tarde. Todo o resíduo gerado durante o evento será devidamente separado e destinado de forma correta”, pontuou a diretora.

Além da atuação dos coletores, a estrutura do evento contará com seis contêineres específicos para resíduos orgânicos e recicláveis. A coleta será feita diariamente pela empresa responsável pela coleta e destinação de resíduos no município.

“Na edição passada do STU foram gerados, aproximadamente, 10 toneladas de lixo durante todo o evento. E esta quantia tão expressiva nos fez pensar em soluções para melhor gerenciar os resíduos”, completou Anequésselen.

Entre o skate e a reciclagem

Marcelo Teixeira Jerônimo é coletor há mais de 10 anos. Ele trabalha na Associação de Catadores El Shadai, no bairro Sangão, e sustenta sua família com o que arrecada da reciclagem. Para ele, participar do STU é motivo de orgulho. 

“A gente se sente importante e responsável por contribuir com o Meio Ambiente, separando os materiais. É de onde eu tiro o meu sustento, e minha família agradece a oportunidade de participar do evento junto aos meus amigos da cooperativa”, comentou. 

Marcelo também falou que conhece o esporte e que seus filhos gostam do skate, e que está ansioso para ver tão de perto os atletas. “Meu filho pediu pra eu tentar fazer uma foto bem de perto da pista e, quem sabe, uma foto com o Pedro Barros ou com a fadinha”, completou sorridente o coletor.

Das latas para as pistas

Uma das ações sustentáveis mais criativas da edição deste ano é a transformação das latas recicladas — de uma das marcas patrocinadoras — em novos “trucks” de skate. O material coletado no STU National Criciúma será selecionado e voltará para as pistas nas mãos dos talentos do skate nacional. 

“A marca desenvolveu esta ação justamente por entender a responsabilidade e a essência da cultura STU. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e vamos evoluindo em nossas ações de sustentabilidade a cada edição”, ressaltou Bill Tassinari, head de Cultura Urbana do STU.
________________________________________________________

O STU National em Criciúma está na quinta edição, consolidando-se como um dos principais eventos de skate do Brasil. Reunindo atletas de elite, como Rayssa Leal e Pedro Barros, promovendo ações sociais e atraindo grande público desde sua estreia em 2021.

A edição de 2025 será entre os dias 18 e 20 de abril, no Parque da Prefeitura, prometendo manter a tradição de excelência e engajamento comunitário que caracteriza o STU National em Criciúma. O STU é mais do que um campeonato; é um movimento que inspira, conecta e transforma.

O post STU Criciúma será radical também na coleta de lixo durante o evento apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.