A Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc) foi criada em 02 de maio de 1959 pelas empresas carboníferas de Santa Catarina, com objetivos de assistência social e educação às famílias dos mineiros. Em 1963, inaugurou uma escola industrial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E, em 1969, com o nome de Escola Técnica Osvaldo Pinto da Veiga, iniciou cursos técnicos.
A Escola Industrial era voltada exclusivamente ao público masculino e para o ensino profissionalizante, com um internato para facilitar a inclusão de alunos de outras cidades. Inclusive, o ensino regular, nos anos finais do ginásio (atual ensino médio), acontecia junto ao curso de Aprendizagem Industrial, o que dava possibilidade aos alunos de ingressarem no mercado de trabalho com certificação profissional. Neste período, foi criado o primeiro logotipo da escola, a Fanfarra (atual Banda Marcial) e um conjunto musical.
Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira, dia 9, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post De escola de mineiros à potência em educação apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.