CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (12) o italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira, com contrato até a Copa do Mundo de 2026. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, classificou Ancelotti como “o maior técnico da história” e destacou que sua contratação representa o compromisso do Brasil em retomar o protagonismo no futebol mundial.

Ancelotti assumirá o comando da equipe nos jogos contra Equador (5/6) e Paraguai (10/6), pelas Eliminatórias. Atualmente no Real Madrid, ele deve se apresentar à Seleção após o fim do Campeonato Espanhol, em 26 de maio, podendo ser liberado antes, caso o título espanhol seja definido com antecedência.

O anúncio põe fim a uma novela que se arrasta há cerca de dois anos. Em julho de 2023, a CBF já negociava com o Ancelotti, que comandaria o Real Madrid até o meio daquele ano. Mas o clube espanhol renovou o contrato com Ancelotti, mantendo-o na Espanha e adiando sua vinda para a Seleção.

Entre o primeiro contato da CBF com o italiano e a confirmação da contratação, a Seleção Brasileira foi comandada por Fernando Diniz após uma boa temporada à frente do Fluminense em 2023, e Dorival Júnior, que vinha de dois bons trabalhos no Flamengo e no São Paulo. Mas o futebol pouco inspirado e os maus resultados na Copa América de 2024 e nas eliminatórias da Copa derrubaram Dorival em março deste ano e fizeram Ednaldo Rodrigues a intensificar as conversas com Ancelotti.

A CBF chegou a anunciar o fim das negociações em 29 de abril, diante do impasse em relação à liberação do treinador pelo Real Madrid. Mas, a despeito da aparente desistência, o acordo foi selado.

Perfil

Carlo Ancelotti nasceu em 10 de junho de 1959, em Reggiolo, na Itália. Ex-jogador, foi escolhido, em 2019, pela revista France Football, um dos dez maiores técnico da história do futebol mundial. Em 2022, Ancelotti se tornou o treinador com mais conquistas em torneios interclubes da UEFA e, também, o que mais venceu a Liga dos Campeões, cinco vezes como técnico, além de outras duas como jogador. Além disso, o italiano foi campeão do Mundial de Clubes da Fifa três vezes – uma pelo Milan (ITA) e duas pelo Real Madrid. Ele também foi técnico da Juventus (ITA), do PSG (FRA), do Chelsea (ING) e do Bayern de Munique (ALE).

Com informações de Agência Brasil

O post CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.