União dos prefeitos da AMREC assegura investimento para o carvão mineral

A mobilização da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e o protagonismo dos prefeitos do Sul de Santa Catarina foram destaques na audiência com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, que tratou sobre o futuro da contratação do carvão mineral e da produção das mineradoras da região Sul do Brasil.

Durante o encontro, o Ministro anunciou um investimento de R$ 5 bilhões na modernização da Usina Jorge Lacerda, com foco na redução da emissão de gases poluentes, reafirmando o compromisso do governo com a sustentabilidade e a continuidade do setor.

A reunião foi intermediada pela Amrec, liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, que esteve acompanhado por outros nove prefeitos da região. Com uma atuação conjunta e estratégica, os líderes municipais reforçaram a relevância do carvão mineral para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em toda a região Sul.

Fontanella destacou a audiência como um momento decisivo para a região. “Estamos preocupados com a recente paralisação da Usina Termelétrica de Candiota, no Rio Grande do Sul, e nossa prioridade é garantir que cenários semelhantes não comprometam os empregos e o futuro de nossas comunidades. O carvão é sinônimo de riqueza e desenvolvimento, e estamos comprometidos em assegurar sua continuidade com responsabilidade e inovação tecnológica”, afirmou.

Os prefeitos da Amrec reforçaram a defesa da pauta junto ao governo federal, destacando a importância de uma ação integrada para preservar os milhares de empregos vinculados ao setor. “Essa união entre os prefeitos da região carbonífera demonstra nossa força e comprometimento com o futuro. Estamos confiantes de que o investimento anunciado trará segurança para o setor e ainda mais desenvolvimento para nossa região”, reforçou Fontanella.

Também integraram a comitiva o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, e o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan. O grupo contou com a presença do Senador Esperidião Amin, e dos deputados federais Geovânia de Sá e Ricardo Guidi. Além dos prefeitos de Lauro Müller e Criciúma (Vaguinho Espíndola), participaram do encontro os líderes de Orleans (Fernando Cruzetta), Cocal do Sul (Ademir Magagnin), Balneário Rincão (Luiz Gustavo Laurindo), Treviso (Luciano Miotelli), Morro da Fumaça (Eduardo Guollo), e as prefeitas de Içara (Dalvania Cardoso), Nova Veneza (Ângela Ghislandi) e Urussanga (Stela Talamini).

O post União dos prefeitos da AMREC assegura investimento para o carvão mineral apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.