Siderópolis: Parque Aguaí realiza Workshop com recurso da Lei Rouanet

Foi realizado nesta quarta-feira (12), no Parque Aguaí, em Siderópolis, um Workshop com o tema: Arte, Cultura e Turismo, com foco nos desafios e oportunidades de captação de recursos para os municípios.

Os palestrantes reforçaram a importância dos recursos para a valorização da cultura, não somente para os gestores públicos, mas também para os agentes culturais e os promotores de Turismo, Esporte e Cultura. “Captar recurso não é uma tarefa fácil, mas sim, é possível, pois quando você desenvolve um projeto, cumpre as etapas e presta conta dele, com certeza você poderá desenvolver muito mais. Existem sim muitos recursos disponíveis”, ressaltou Larisa Hemkemeier, Gestora de projetos incentivados.

O diretor administrativo e financeiro da Instância de Governança Regional (IGR) Encantos do Sul, Jefferson Beltrame Lemos, reforçou a importância do workshop para os municípios que fazem parte da região. “Foi um bate papo super importante para que a gente possa entender o que é o turismo e a cultura, que andam justos e fortalecem não só uma região, mas osmunicípios que aqui estiveram presentes, entendendo as necessidades não só financeiras, mas também, econômicas”, declarou Lemos.

A empresária e consultora em MKT de Turismo e Associativismo, Na Menêgari, falou sobre o desenvolvimento e ordenamento da atividade turística envolvendo a cultura. “É possível transformar nossos eventos culturais em produtos turísticos, desta forma, podendo atrair uma população que venha permanecer e consumir o que a gente tem de belo na região”, enfatizou a empresária.

Empresários do ramo turístico e secretários de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, de várias cidades da região Sul Catarinense, em especial da região da Encantos Sul, estiveram presentes, assim também como a representante estadual do Ministério da Cultura de Santa Catarina, Priscila Appella. “Estou encantada com o Parque Aguaí e com as conexões que aconteceram neste workshop, foi uma enorme satisfação conhecer essas pessoas muito interessantes, gestores, produtores, captadores de recursos, todo mundo junto conversando em torno de um objetivo comum”, ressaltou Priscila.

Na ocasião, foi lançado o livro Ciranda de Histórias, da autora Lise Oliveira, que além de falar sobre sua obra literária reforçou a importância da leitura. “Os filhos precisam que os pais leiam para eles, isso cria uma forte conexão e os pais acabam viajando no mundo da imaginação juntos com seus filhos”, declarou a autora. O evento também contou com apresentações artísticas e culturais do Studio Voga, de Laguna/SC.

Beto Ferreira, presidente da Encantos do Sul e CEO do Parque Aguaí, salientou a importância deste evento para a integração do turismo em Santa Catarina, principalmente para os 30 municípios que fazem parte da região Encantos do sul. “Os temas deste workshop foram muitos importantes para aqueles que estão começando ou que já estão há muito tempo no turismo, pra gente dar andamento ao fortalecimento dos Conselhos de Turismo, fortaleceras estruturas para que possamos realmente desenvolver o turismo no Sul de Santa Catarina”, reforçou Ferreira.

O Workshop foi realizado como contrapartida social do projeto Natal no Aguai, aprovado pela Lei de incentivo à cultura, Lei Rouanet. Os patrocinadores foram as empresas: Casan, Librelato e Bistek, realizado pelo Parque Aguaí, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O Diretor Administrativo da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Natan Monteiro, também esteve presente no evento. “Tivemos aqui uma tarde riquíssima de aprendizado, onde foi dado instrumentos para que os municípios da região, juntamente com as entidades, as ONGs e associações possam criar mecanismos para buscar recursos e depois captar este valor e implantar novas ações, visando o desenvolvimento do turismo da região”, declarou Monteiro.

O post Siderópolis: Parque Aguaí realiza Workshop com recurso da Lei Rouanet apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.