Criciúma: telepsicologia reduz 95% o número de pacientes na fila de espera

Desde que foi implantado pelo Governo de Criciúma, em 2024,o serviço de telepsicologia reduziu em 95% o número de pacientes na fila de espera. Por meio do modelo de atendimento pioneiro no município, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso da população à saúde mental e fortalecendo a cidade como referência ao agilizar os atendimentos e proporcionar mais comodidade aos usuários. “Até ano passado tínhamos mais de sete mil pacientes aguardando atendimento psicológico, hoje são cerca de 350. Uma redução considerável graças ao investimento em novas tecnologias que dá mais agilidade e melhora o atendimento ao cidadão em diversas áreas”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

A TelePsicologia oferece atendimento, de forma online, para 100 pacientes, as consultas são realizadas por videochamada, sendo que o serviço é disponibilizado por uma das clínicas de psicologia credenciadas junto ao Consórcio de Saúde. A paciente E.M, de 38 anos falou da experiência com o serviço. “No início, eu estava um pouco resistente, pois não sabia como seria o atendimento à distância, porém, logo percebi que não estava perdendo nada em relação ao atendimento presencial. A profissional que me atendeu foi muito atenciosa, me ajudou a lidar com questões emocionais que eu não sabia como resolver, e tudo aconteceu de forma muito tranquila”, declarou.

Além do teleatendimento, outras medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde contribuíram para a redução do número de pacientes que aguardavam por consultas na especialidade. “O credenciamento de novas clínicas, o chamamento dos profissionais aprovados no concurso público e, também, a reestruturação do fluxo de acesso ao atendimento psicológico, contribuíram para os avanços”, explicou o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano.

TelePsicologia: agilidade e facilidade para os pacientes

Assim que a consulta é liberada, de acordo com a fila de espera no sistema, a clínica conveniada entra em contato com o paciente, envia o link de acesso para o download do aplicativo e, no dia e horário marcado, o atendimento é realizado de forma online, por chamada de vídeo. “Esse serviço chegou para ficar. A tecnologia auxilia muito para que possamos dar mais acesso aos atendimentos psicológicos, de forma humanizada e ágil, dando assim mais comodidade e facilitando para os pacientes”, finalizou o coordenador da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Fernandes Maffei.

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